Quer ter um visual impecável? Comece por uma roupa bem passada

Acredito que esta seja uma das tarefas domésticas mais detestadas pela dona de casa. Mas quem não dispõe de alguém para cuidar dessa tarefa tem que arregaçar as mangas e encarar a boa e velha tábua de passar.

Para algumas parece uma tarefa corriqueira e fácil, para outras no entanto um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Afinal são muitas questões que devem ser pré-definidas para que tudo saia em perfeito estado no final.

A primeira pergunta é: quando é que eu devo passar roupas? Quando a pilha de roupas lavadas estiver a uma certa altura? Quando nós não tivermos mais o que vestir? Ou peça por peça?

Geralmente, preferimos passar várias vezes, para não termos que ficar horas a fio deslizando o ferro. Para fins de economia doméstica, porém, é recomendável passar várias peças de uma só vez.

Para evitar fazer essa tarefa no fim de semana, geralmente escolhemos fazê-la à noite. Que tal assistir algo na TV que não exija muito de sua atenção, assim fica menos chato.

Primeiramente verifique se tudo está em ordem, o ferro está limpo, separe as roupas de acordo com o tipo de espessura do tecido, tenha à mão um pano para proteger tecidos finos, silk, bordados, e um borrifador com uma água de passar roupa, para facilitar a tarefa.

Respeite a etiqueta do produto quanto à temperatura e o uso do vapor.

CAMISETA
Vista-a na tábua e vá girando
Se tiver manga, ajeite a costura e passe em cima.

No caso de camisetas, depois de passada, use uma revista nas costas da camiseta para ajudar a dobrar, depois fica seu critério como guardar, se em rolinho ou esticadas mesmo.

CALÇAS
Comece passando o bolso por dentro, vista a calça na tábua e passe, cuidando para não passar em cima do bolso, nessa hora levante o bolso, caso contrário vai ficando a marca do bolso.

Cuidado com a temperatura do ferro, se estiver muito alta pode queimar o tecido com brilho, em alguns casos até inutilizando a peça.

Feche o zíper e passa em volta, estique a perna e passe. Feito isso vamos às pernas, se não for vincar basta dispô-la na tábua e passar, porem se for vincar, alinhe costura com costura pela lateral, passe dentro da perna para a parte do bumbum, de ambos os lados. Depois repita a operação do lado de fora.

Passe pelo avesso as calças com rebites e bolsos.

CAMISAS
Comece pelo colarinho, passe de fora para dentro para que a sobra de tecido não fique aparecendo, isso vale também para os punhos. Passe os 2 lados.

Com o colarinho e punhos passados, passamos para os ombros, encaixe na tábua, passe a costura horizontal das costas (de baixo para cima), puxe o tecido para acertar a costura da prega da camisa.

Feito isso, passe às mangas, comece com a base logo abaixo da abertura do botão do punho, ajeite a partir daí e defina onde será o vinco, só cuidado para não fazer vinco duplo.

Passe a lateral das costas, basta girar a camisa em torno na tábua, passando as partes frontais também. Não vinque o punho.

Passe inclusive entre os botões, os ferros atuais geralmente tem na ponta um recuo o que chamamos de “salva botões”, serve exatamente para isso.
Depois desse trabalho todo, pendure em um cabide adequado e deixe respirar até chegar à temperatura ambiente.

Projete um ligeiro spray nas falsas dobras de uma camisa que tiver ficado tempo demasiado no cabide.

LINGERIE
Passar somente onde for de algodão, detalhes de lycra devem ser passados com a proteção de um tecido tipo fralda de pano.

Para dobrar, faça como envelope (pegue as laterais, dobre upara dentro de um lado, de outro e o fundo encaixa no buraco do cós).

LENÇOL
Se for com elástico, junte a costura da cabeceira com a costura dos pés, encaixe um lado dentro do outro, estique sobre a tábua, e passe o fero por toda extensão, cuidado para não passar o elástico, dobre de maneira que a parte de elástico fique para dentro formando um L, depois é só dobrar unindo as partes no tamanho desejado.

TOALHAS
Não passe no vapor, prefira o ferro seco, assim a temperatura elevada elimina possíveis fungos.

Se quiser faça em casa uma mistura que deixa a roupa melhor passada, misture 1 colher (sopa) de amaciante,1 colher (sopa) de álcool e 300 ml de água, coloque no borrifador e aplique na roupa antes de passar.

Evite
Passar toalhas com vapor: elas perdem a maciez.

Passar a prega de uma calça diretamente: ela ficará brilhando. Usar um tecido entre o ferro e a calça. O mesmo para as costuras aparentes, como bolsos e os tecidos com fibras misturadas.

Secar a lingerie diretamente na centrífuga: coloque-a dentro de uma fronha ou de um saquinho vendido em hipermercados.

Passar bordados e veludos diretamente em contato com o ferro: eles perdem o relevo. Passe-os ao avesso, ou com um tecido intermediário.

Para a limpeza do ferro, jamais use a palha de aço. Esquente o ferro, mistura 1 dose de cada água e vinagre branco, molha um pano e passa no ferro quente até limpar.

Não se esqueça de deixar as camisas secarem e esfriarem antes de guardá-las.

Caso tenha alguma dica para compartilhar conosco, comente e divida seu conhecimento.

 

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments