Compras pela internet, facilidade não pode ser sinônimo de dor de cabeça


Olá amigas (os), chega essa época do ano e começamos a nos organizar para as festas de final de ano que se aproximam. Mas só de pensar nas filas, trânsito, multas, stress, que teremos que encarar, desanima um pouco. A opção são as compras pela internet.

Hoje temos a opção de fazer as compras via internet, mas se não forem tomadas as devidas precauções, o que deveria ser um facilitador pode trazer alguns dissabores.

Se puder já fazer a lista agora e definir quanto pretende gastar com cada presente, facilita a busca na internet. Como geralmente são entregues via correio, as compras devem ser planejadas e com antecedência.

Para ajudá-los a desbravar esse universo novo para muita gente, contamos com o apoio e dicas de Alexandre Hashimoto, coordenador do Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco e doutor em Engenharia Eletrônica e Microeletrônica pela Universidade de São Paulo.

1 – Tenha um bom antivírus e sistemas de firewall e spyware (softwares de segurança na internet) instalados no computador atualizados, a pessoa precisa ter o hábito de fazer varredura (passar os softwares de segurança) na máquina pelo menos uma vez por semana antes de comprar pela internet.

2 – Compre em sites que algum amigo seu já tenha comprado e não teve problemas de entrega ou produto.

3 – Em sua primeira compra , faça a compra de produtos de valores baixos e evite usar a compra online pela primeira vez em uma situação de emergência.

4 – Escolha a forma de pagamento tipo Paypal ou pagseguro (é a melhor forma de pagar na rede e mais segura) caso não possua esta conta o Cartão de crédito passa a ser uma opção mas se puder usar o paypal ou pagseguro faça é melhor e evite boleto ou deposito em conta corrente, a não ser que já tenha utilizado desta forma antes neste site de compras.

5 – Ao receber as encomendas pelo correio, não assine o recebimento se o produto estiver amassado, quebrado ou não for o produto que encomendou, devolva ao entregador e especifique o motivo do não recebimento.

6 – Ao fazer a compra pela internet lembre-se que esta comprando pela rede por comodidade e não por que é mais barato, caso contrario você poderá estar caindo em um golpe.

7 – Ao receber o produto verifique a existência da nota fiscal descriminando o produto e no caso de produtos de comunicação se possui o IMEI caso contrario perderá a garantia. E tenha impresso o anuncio com a informação de prazo de garantia e outros detalhes que julgue importante.

8 – Ao acessar o site da empresa de compra verificar os certificados de segurança clicando na imagem do cadeado ou em propriedades da página.

9 – Evite entrar no site de compra por intermédio de um link de um e-mail, procure digitar o endereço na barra de endereços.

10 – Caso esteja fazendo compras em sites de vendedores autônomos verifique a pontuação do mesmo e sempre tenha paciência para ler os pontos negativos e positivos do comprador e sempre peça a nota fiscal para ter garantia e ter certeza da procedência do produto.

Outra dica para verificar se o site é seguro, é ver na barra de rolagem se aparece https:// ou apenas http://, os que apresentam https:// são mais seguros. Podem ver, geralmente os sites de banco começam dessa forma, reparem.

Bom, agora é se preparar para mais um final de ano, e que esse seja sem atropelos, aborrecimentos e stress.

Beijos e até a próxima!!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments