Avalie seus relacionamentos e seja feliz

 

Não perca a sua identidade num relacionamento

Não perca sua personalidade no relacionamento

Olá amigas(os), hoje falaremos sobre relacionamentos, sim, se ter saúde, sucesso profissional e amigos, é importante para compor a nossa felicidade, é fundamental entender como estão nossos relacionamentos, seja com o marido, amigos, filhos,outros.

Quando percebemos que a nossa estabilidade emocional está sendo prejudicada por um relacionamento inadequado, podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos.

O abuso pode ocorrer em termos emocionais, psicológicos, financeiros ou até mesmo físicos. E pensar que é melhor ter alguém do que não ter ninguém é um equívoco, pois só agrava a nossa situação a curto e em médio prazo.

Manifestam-se doenças, ou exacerbam-se as já existentes, mas dificilmente nós as relacionamentos com o modo como o nosso relacionamento transcorre.

E os abusos que toleramos!

Mas para tomar decisões acertadas, quanto à relação, é necessário pensar muito entre ´ficar´ ou ´sair´, entre ´continuar´ ou ´abrir mão´.

Um relacionamento impróprio causa um forte impacto negativo em sua autoestima e em seu amor próprio, com repercussão em todas as áreas da sua vida.

A perda da autentica alegria de viver, uma queda na produtividade e o agravamento de situações de saúde obrigam a reexaminar o relacionamento e, eventualmente, procurar a ajuda de um profissional da área de saúde mental.

Acredito que um profissional sempre está mais bem preparado que um simples conselheiro, apesar da boa vontade deste, ou de um amigo emocionalmente envolvido. O dito popular de que “é melhor tarde do que nunca” também vale para os nossos sentimentos muitas vezes sistematicamente abusados.

Quando você percebe que está se despersonalizando,  perdendo a própria identidade e opiniões,  ou que está vendo a si mesmo, o seu relacionamento, ou o mundo pelos olhos do parceiro, é necessário voltar a ser o que sempre foi. Numa vida a dois é comum isso acontecer, mas temos que analisar e ter essa consciencia para a saude do relacionamento.

Considerar que às vezes “nós somos uma boa companhia para nós mesmos” é um sinal de maturidade emocional. E, pensando nestes casos, que estamos dissecando o assunto, examinando sinais de quando e do porquê o relacionamento deve ser repensado urgentemente.

E é melhor perder um tempo agora nesta tarefa do que perder muito mais tempo no futuro reparando os prejuízos emocionais, psíquicos e financeiros sofridos.

Analisando os pacientes de 2012, percebemos que dois terços deles estavam mantendo relacionamentos não saudáveis. O que quer dizer que apenas um terço dos casos estavam satisfeitos e felizes e sem motivo para se preocupar com o futuro da sua relação a dois.

Na medida em que sabemos que todos os tratamentos visam a tornar as pessoas cada vez mais felizes – e é a felicidade que todos nós buscamos em última instância -, que devemos reexaminar todos os aspectos das nossas vidas. E os relacionamentos são um destes aspectos.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments



Comentários

Powered by Facebook Comments