A dança pode ser um importante aliado a saúde e autoestima da futura mamãe

Dance durante a gravidez e melhore a autoestima

Dance durante a gravidez e controle as calorias

Olá amigas(os), todos sabemos que no período de gestação o corpo da mulher passa por mudanças físicas e psicológicas, sendo comum o aparecimento de enjoos, mal-estar e tontura.

Nos meses seguintes, o aumento de peso e a sensação de inchaço podem causar incômodos às futuras mamães. Além dos exercícios físicos como alongamento e pilates, a dança pode ser uma importante aliada para o bem estar da gestante.

A gestante deve ter mais cuidado durante o primeiro trimestre, em que é mais comum a existência de sangramentos decorrentes de abortos ou ameaças, sendo contraindicadas as atividades mais intensas além de lembrar que a tontura é um sintoma comum neste período.

Após esse período, as gestantes em condições clínicas normais podem aproveitar os movimentos para usufruir dos benefícios da dança com segurança.

A dança promove a queima de calorias, alívio da sensação de inchaço,  controle do aumento de peso, melhora da capacidade cardiorrespiratória e equilíbrio da pressão arterial, além disso, os relacionamentos interpessoais também são beneficiados com a prática.

Há uma interação social, melhorando a autoestima da grávida, isso tem um efeito muito positivo no relacionamento com seu parceiro, o que facilita a adaptação das mudanças do corpo feminino.

Para as gestantes, é indicado que pratiquem a dança em uma turma iniciante ou de nível intermediário, pois o ritmo é mais tranquilo e exige menos esforço físico, com movimentos menos intensos.

O professor ainda acrescenta que em sua escola costuma orientar as alunas grávidas quanto à escolha do ritmo, indico a dança de salão como a melhor opção, já que todos os movimentos são feitos com o auxílio de um parceiro, o que já não acontece com um ritmo mais acelerado e individual, como o jazz, por exemplo.

Até os oito meses de gestação a frequência nas aulas de dança podem ocorrer normalmente, já no último mês o repouso é mais recomendado.

Para dançar com segurança as gestantes devem usar roupas leves e confortáveis, tênis de dança ou sapatilha, o salto alto é perigoso porque compromete o equilíbrio e exige mais força da musculatura inferior.

Em condições médicas normais as gestantes podem dançar, cantar, fazer atividades em piscina e até desfilar em escola de samba, ressaltando que sempre devem estar em acordo com o médico responsável, não fazendo períodos longos de atividade física para manter o organismo em equilíbrio para uma gestação saudável.

E claro, sempre consultar seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade, afinal só ele pode avaliar de acordo com o quadro clínico, o que é recomendado ou não.

Beijos e até a próxima!

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