Você sabia que animais de estimação podem mudar a sua vida?

cãoOlá amigas(os) hoje em dia é muito comum vermos pessoas acompanhadas de seus animais de estimação nos mais variados locais, seja em restaurantes ou shoppings, fato é que, eles estão presentes em vários momentos de nossa vida, nos ajudam a viver e superar momentos difíceis. Pois, estudos revelam que o contato com animais de estimação pode ser fonte significativa de bem-estar para pessoas de todas as idades.

Vamos combinar, que isso intuitivamente já sabíamos, o estudo vem validar o que o nosso coração já sinalizava. Esse estudo aborda os benefícios que os pets trazem à saúde e bem-estar dos humanos, no qual foi comprovado que compartilhar bons e maus momentos da vida com um animal de estimação pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis.

cão1Algumas das mais fortes evidências dos benefícios à saúde de se ter um pet, vêm da pesquisa sobre saúde cardiovascular, excitação fisiológica (o efeito moderador do estresse que os animais têm), depressão, ansiedade e suporte social.

Observou-se que pessoas com animais de estimação em casa têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, inclusive frequência cardíaca e pressão sanguínea de base mais baixas.

Outro aspecto observado no estudo, foi a base hormonal do vínculo entre humanos e animais, que demonstrou picos de oxitocina (hormônio responsável, entre outras funções, por desenvolver apego e empatia) tanto nas pessoas, quanto em seus cães quando interagem positivamente.

O hormônio que nos faz ‘sentir bem’ também é liberado quando as pessoas estão em contato físico e suprime a produção de cortisol (hormônio diretamente ligado ao estresse). Essa redução dos hormônios do estresse pode explicar a sensação de relaxamento que a relação com os animais de estimação pode produzir.

A prática de exercícios físicos também contribui para estreitar laços entre humanos e pets, além de aumentar o gasto de energia, ajudar a queimar gordura e criar massa muscular.

gato1Atividades físicas não são exclusividade dos cães. Gatos também podem (e devem) praticar exercícios, que são essenciais para o bem-estar dos bichanos. Os favoritos são aqueles que lhes permitem escalar, saltar, afiar as unhas, entre outros. Para isso, é fundamental que o proprietário ofereça condições adequadas para essas atividades como, por exemplo, disponibilizar arranhadores, prateleiras, túneis e caixas. Para o gato, brincar e caçar são duas atividades diretamente relacionadas e, nesse caso, um brinquedo é frequentemente identificado como a presa, já que sua essência é ser um caçador.

 Agility

É o esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor com provas de habilidade, onde a velocidade é critério decisivo na avaliação, com regras, disciplina e premiações. Uma das missões do agility é promover a interação homem-animal. O comando é dado pelo dono, mas é preciso existir sincronia entre ambos para que os movimentos se desenvolvam bem e que seja divertido para os dois.

Assim como procuramos atividades físicas para perder peso, o agility pode ser um grande aliado para animais obesos. Como para humanos, há todo um programa desenvolvido para garantir a perda saudável de peso, além de exercícios coerentes para evitar lesões.

Com o agility os cães ficam mais ágeis, espertos e interagem com outros humanos e animais. Os donos, por sua vez, praticam atividades, melhoram voz de comando e espírito de liderança.

É importante ressaltar que a avaliação das condições físicas e de saúde do animal pelo veterinário, é sempre recomendada. Dessa forma, é possível definir a melhor forma e frequência para inserir a atividade física na rotina do pet. Idealmente, os proprietários devem inserir as atividades de forma gradativa, chegando à prática de exercícios ao menos duas vezes ao dia. Recomenda-se que um padrão diário regular de exercício seja mantido como rotina, e se evite exercitar o animal esporadicamente prevenindo, assim, eventuais desgastes e lesões.

Importantíssimo, durante toda a prática de exercícios, independentemente do tipo, deve-se oferecer ao animal, água limpa e fresca para garantir a manutenção da temperatura corporal e evitando sua desidratação.

Recebi essas informações da Mars, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês essas informações, afinal você pode conhecer alguém que esteja precisando exatamente do carinho, atenção e lealdade do animal de estimação. Quem sabe um cão ou gato possa ser a solução.

Conte-me qual animal você tem e seu nome, se puder, conte-me também como ele é importante para você.

Beijos e até a próxima!

 

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments