Tenha saúde e qualidade de vida, começando com as mãos limpas, simplesmente

Higiene ajuda a manter a saúde

Lave as mãos e higienize as superficies antes de preparar os alimentos

Olá amigas (os), isso mesmo o simples gesto de lavar as mãos pode trazer um infinidade de benefícios à saúde. Muitos podem até achar perda de tempo, e nessa época fria do ano então, muita gente acaba reduzindo as lavagens das mãos e banhos.

Acabei de ter acesso a informações impressionantes do Hygiene Council, a respeito de hábitos higiênicos que deixam as bactérias longe do que vamos ingerir.

A falta de higiene tem sido um fator que contribui para a disseminação de micro-organismos e causando infecções e doenças.

A pesquisa foi feita a mais de 14.000 pessoas de diversos países, e o resultado obtido foi impressionante. Apesar de 83% das pessoas perceberem que pode haver contaminação nas mãos após usar o banheiro, e 69% reconhecer que isto pode causar diarreia, apenas 64% das pessoas disseram que sempre lavam as mãos após usar o banheiro.

O estudo concluiu que mulheres, especialmente as que tem filhos, praticam uma melhor higiene doméstica que os homens.

A higiene doméstica também é mais comum conforme a idade e renda são maiores. Pessoas mais velhas informaram fazer mais limpeza que os mais jovens.

A maioria das pessoas sabe que deveria lavar suas mãos com sabão e realizar limpeza doméstica numa frequência regular para ajudar a prevenir contaminação e difusão de doenças infecciosas. Porém até as medidas mais básicas podem ser comprometidas ou negligenciadas, pelo fato das pessoas estarem muito ocupadas.

Temos que dedicar atenção especial a algumas situações que podem nos deixar mais suscetíveis à contaminação.

Analisando a pesquisa percebe-se que as pessoas tem intenções de boa higiene, porém suas práticas são inadequadas ou insuficientes.

Bactérias que causam doenças de origem alimentar podem se espalhar por carne crua, vegetais e frutas durante sua preparação, indo diretamente para tábuas de corte, utensílios, panos de prato e outros alimentos.

Especial atenção a panos de prato, esponjas e tolhas de limpeza, pois são geralmente os locais altamente contaminados, por terem as condições ideais para proliferação de bactérias. Como prevenção, devem ser limpos de forma apropriada e desinfetados com frequência.

Limpar e desinfetar os locais que tenham contato com as mãos é algo importante para controlar a contaminação cruzada na cozinha. Imagine que a garrafa de detergente, latas de lixo, torneira, saleiro, frascos de sabonete, botão do rádio ou do fogão foram frequentemente contaminados.

Verificou-se também que as pessoas geralmente não tomam os cuidados necessários na manipulação de vegetais e frutas, pois geralmente não lavaram as mãos nem todos os itens da salada, não utilizaram facas e tabuas separadas.

Evento Dettol & Hygiene Council

Dettol convida mamães blogueiras para apresentar estudo sobre higiene na sala de aula

Agradeço e parabenizo a Dettol pela oportunidade de ter aprendido sobre vários hábitos que reduzem a incidência de contaminação cruzada de alimentos e agora poder dividir essas informações com vocês.

Então ao chegar em casa hoje, lave as mãos.

Antes de manipular os alimentos, lave as mãos.

Após usar o banheiro, lave as mãos.

E, higienize todas as superfícies onde serão manipulados ou acondicionados os alimentos.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments