Previna a pneumonia e outras doenças, com a Prevenar 13

Prevenar 13, previne doenças pneumocócicas

Prevenar 13, proteja suas crianças e idosos

Olá amigas(os), no inicio desse mês tive a importante oportunidade de fazer a cobertura jornalística de um importante Congresso, a convite da Pfizer, no Panamá.

Trata-se do Congresso Latino Americano de Doenças Pneumocócicas, um evento que reuniu simplesmente os mais renomados estudiosos e médicos da América Latina.

A questão é que doenças causadas por pneumocócicos são muito mais comuns do que se imagina, para se ter idéia, essas doenças são responsáveis por aproximadamente 1,6 milhão de mortes a cada ano em todo o mundo (segundo a OMS). A infecção pulmonar causada principalmente por vírus e bactérias, a pneumonia está entre as três principais causas de morte, sendo no Brasil a segunda doença respiratória mais comum.

Há mais de 90 sorotipos, porém apenas um pequeno subgrupo causa a maioria das doenças pneumocócicas em todo o mundo. Alguns desses sorotipos  podem causar a conhecida pneumonia, otite

A pneumonia pneumocócica causa complicações com insuficiência respiratória e cardíaca. Pessoas com doenças crônicas são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas, incluindo a pneumonia.

O grupo de risco para as doenças pneumocócicas são as crianças menores de 2 anos e adultos acima de 60 anos.

A grande preocupação hoje em dia gira em torno dos idosos, uma vez que devido ao envelhecimento o sistema imunológico torna-se naturalmente mais vulnerável, considerando que a população mundial vem aumentando consideravelmente pelo aumento de nossa longevidade, políticas públicas precisam voltar os olhos para prevenção dessas doenças.

Algumas doenças crônicas como a cardiopatia, diabetes, doenças pulmonar crônica, asma, insuficiência hepática e renal crônica, alcoolismo e tabagismo, facilitam o surgimento das doenças pneumocócicas.

Alguns desses sorotipos, podem causar além da conhecida pneumonia, otite, sinusite, rinite, osteomielite, bronquite, dentre outros.

A melhor forma de prevenção é a imunização. Produzida pela Pfizer, a Prevenar 13, previne contra as doenças pneumocócicas invasivas e não invasivas.

A Prevenar 13 é indicada para lactentes e crianças até 6 anos, oferecendo a mais ampla cobertura da imunização contra doenças pneumocócicas nesta faixa etária. É a primeira vacina conjugada a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19 A, além de ser a única a abranger quase 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana no Brasil.

A Prevenar 13 precisa ser administrada em quatro doses: aos dois, quatro e seis meses, com uma dose reforço entre 12 e 15 meses de idade.

O brasileiro tem o costume de orientar suas vacinas e de sua família a partir do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, o programa brasileiro é bom e está se ampliando a cada dia, mas não atende a todas as necessidades. Algumas vacinas estão disponíveis apenas na rede particular, e para saber quais as vacinas importantes e disponíveis somente na rede particular, consulte o pediatra, geriatra, clinico geral. Afinal é fato, a maneira efetiva de prevenir doenças e com a vacinação.

E se considerarmos os custos a serem avaliados se tivermos algumas dessas doenças, internação, medicamentos, faltas no trabalho, acho que ainda vale a pena pagar pela vacina Prevenar 13.

Bem, atentem para a estação que estamos prestes a entrar e vamos proteger nossas amadas crianças e idosos. Afinal, desde que me entendo por gente, é sempre melhor prevenir que remediar.

Para ficar sempre por dentro das informações de saúde, esse portal esclarece e informa o que o governo tem feito em relação a saúde da população.

http://portalsaude.saude.gov.br

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments