Prato colorido, saúde garantida

Tenha saude com uma refeição balanceada

Refeição balanceada com um prato bem colorido

Olá amigas (os), hoje falaremos mais uma vez sobre a importância em se alimentar bem, para ter saúde. A base principal é como montamos o cardápio da família ou mesmo nosso prato num restaurante.

O segredo é seguir uma dieta rica em nutrientes, sem deixar nenhuma família de alimentos fora do prato. A proporção é simples. De 55 a 65% de carboidratos, de 12 a 15% de proteínas e 30% de lipídios (gorduras), distribuídos ao longo do dia.

Na impossibilidade de seguir sua dieta ou perder-se entre pontos e calorias, aposte na dieta das cores. Pesquisas recentes mostram que quanto mais colorido o prato, maiores as chances de se obter uma refeição balanceada, com boa variedade de fontes nutricionais.

Por isso, na hora de montar um cardápio saudável, oriente-se por essa idéia e garanta uma alimentação saborosa e rica em nutrientes. Regue tudo com um fio de azeite extra virgem e bom apetite.

Amarelo alaranjado – Cenoura, batata-doce, papaia, pêssego e manga, previnem o câncer, são boas fontes de fibras – importantes para o funcionamento do intestino, e de vitamina C

Verde – Couve, couve de Bruxelas e brócolis contem enzimas, consideradas barreiras poderosas contra o câncer dos seios. Pimentões verdes e kiwi são boas fontes de vitamina C. As ervas verdes, como manjericão, menta e salsa, tem propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento e o câncer.

Arroxeado – Uvas, cerejas, ameixas, podem melhorar a circulação sanguínea e proteger o coração

Vermelho – Tomate, morango e melancia são ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Marrom – Feijão, lentilha, soja e pães integrais contem muitas fibras e ferro, substancia fundamental para combater a anemia. Aveia, nozes e arroz integral possuem vitamina E, agente protetor do coração

Amarelo – Alimentos como milho, caju e pimentão amarelo são ricos em betacaroteno, substancia que se transforma em vitamina A no organismo.

Eles também são ricos em vitamina C e complexo B

Branco – Leite, requeijão e queijo branco são ricos em proteínas e cálcio. Bananas são campeãs em fibras e boa fonte de ferro e potássio.

Carnes brancas (frango e peixe) são fontes de proteína com pouca gordura.

Não tomar líquidos nas refeições, como: cerveja, refrigerante, sucos e água.

Faça uma refeição balanceada: Coma 01 colher pequena de arroz, feijão à vontade e salada de legumes sem tempero, cozidos no vapor. Caso não consiga evitar carnes, coma apenas de frango sem peles, peru ou peixe.

Inclua também em seu cardápio lentilhas e ervilhas, que possuem as proteínas da carne.

Coma devagar, gaste no mínimo 30 minutos pois a digestão começa na boca.

Além do mais o hábito de comer depressa, faz com que o estímulo de saciedade que demora 10 minutos para ir até o cérebro, chegue com atraso e assim a pessoa come mais do que o necessário.

Evite comer em excesso, pois faz mal ao organismo e sobrecarrega o estômago.

Use no preparo das refeições o óleo de canola, pois não possui colesterol e dentre todos os outros, é o que possui menor índice de gorduras saturadas que faz muito mal ao coração.

Caso queira temperar a salada, faça-o somente com azeite de oliva, vinagre de maçã e limão.

O vinagre de maçã contém 29 minerais, além de ácido acético que facilita a digestão . Ele ajuda a curar inflamações e pode ser usado em bochechos em casos de gengivite.

Não use sal na salada, pois o feijão temperado já possui sal suficiente para o organismo. Sal retém água no organismo e faz muito mal ao coração.

Benefícios de um refeição balanceada

-Proteger suas células contra radicais livres.

-Diminuir a quantidade de LDL, o colesterol ruim.

-Aumentar a dosagem de HDL o bom colesterol.

-Ajudar na fabricação de algumas enzimas anticancerígenas naturais

-Neutralizar substâncias tóxicas para o corpo.

-Inibir inflamações e a formação de coágulos

-Tornar o sangue mais fluido.

Agora basta dedicar um pouco de atenção na hora de escolher os alimentos de cada refeição para ter saúde e beleza.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments