O que você sabe sobre a menopausa?

Olá amigas, os anos passam e nossa juventude acaba parecendo coisa do passado. Fato é que metabolicamente passamos por mudanças drásticas no decorrer do tempo, e pouco sabemos a respeito dessas mudanças.
menopausa
Assim como o jovem entra na fase da adolescência e precisa de todo um respaldo familiar, por conta da mudança hormonal, o mesmo acontece com a mulher no período da menopausa. O fato de ser adulta não a faz apta a passar sozinha por essa fase difícil e de grandes mudanças. Segundo a Dra. Marisa Patriarca, ginecologista e professora da pós-graduação da Unifesp, a perda do estrógeno pode mudar radicalmente a vida da mulher.
Com os filhos ela estará com menos paciência, mais cansada. Com o marido, terá menos vontade sexual. Com a família e no trabalho poderá estar depressiva. Claro, que cada mulher terá mais ou menos sintomas que outras.
A menopausa é um processo onde a mulher deve ter todo o apoio dos familiares até para compreender que precisará de orientação médica. Todos podem colaborar com informações, companheirismo e carinho.
menopausa2
Por isso, a Dra. Marisa aconselha como a família pode ajudar a mulher que está passando pela menopausa:

– Encoraje-a a fazer caminhadas ou atividade física. Os exercícios ajudam a manter o peso, o bom humor e a saúde integral feminina. Para a mulher que nunca fez exercícios regularmente precisará de um incentivo a mais. A atividade física libera a endorfina que é uma substância que dá sensação de bem-estar. Além disso, fará com que a mulher proteja mais o coração que fica mais suscetível a doenças coronarianas nessa fase.

-Incentive-a procurar um médico. Controlar sintomas como os calores ou fogachos, é fundamental para a qualidade de vida da mulher e acometem 60 a 80% delas. Esses fenômenos são extremamente desconfortáveis e podem ser amenizados com reposição hormonal orientado pelo profissional de saúde para cada tipo de paciente.

– Estimule-a a comer comidas saudáveis e com baixa caloria, principalmente no período noturno. Ganho de peso acontece nessa fase onde o metabolismo tende a ficar mais lento.

– Elogie-a. A falta da menstruação, faz com que muitas mulheres relatem que se sentem “menos femininas“. Mostre o quanto ela é importante para a família.

– Diga o quanto é bonita. A beleza não está ligada a juventude! A fase madura também tem sua beleza e encantos. Incentive-a a se arrumar. Muitas mulheres ficam com baixa estima nessa fase, porque se sentem menos atraentes. Culpa da diminuição dos hormônios sexuais que baixam a libido.

– Ajude-a a fazer coisas que deem prazer. Como ir ao cinema, passeios ou realização de trabalho manual. Uma boa companhia pode espantar a tristeza. Não pense que choro e apatia são frescuras. A flutuação de humor acomete grande parte das mulheres na menopausa, algumas podem desenvolver depressão e o que ela mais precisa nessa fase é compreensão e colo. Afinal, ela sempre fez isso pela família.
menopausa1
Você tem alguém em sua família vivendo esse momento? Gostaria de compartilhar mais dicas conosco?
Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments