Mitos e verdades sobre a caspa

Olá amiga(os), com esse calor acabamos transpirando mais e quem não se incomoda com a caspa? Incrível mas ela é muito mais comum do que se imagina. Sintomas como coceira, descamação do couro cabeludo, irritação e aqueles pontinhos brancos são alguns dos sintomas da caspa. O problema, que está relacionado com a predisposição genética, já afeta 40% dos brasileiros.

caspaA doença ainda não tem cura e é desencadeada por diversos fatores. A dermatite seborreica é causada ou agravada por múltiplos fatores como predisposição genética, alterações hormonais, estresse, clima frio e seco, hábito de banhos quentes e uso de produtos cosméticos oleosos.

A falta de informação e o preconceito são os principais inibidores na busca por tratamento de um especialista. É importante o diagnóstico e o tratamento correto, assim como a incorporação de medidas preventivas no dia a dia para o controle do quadro.

Além do constrangimento ou desconforto social que a descamação do couro cabeludo pode causar, casos mais graves podem apresentar coceira, espinhas, queda mais intensa dos cabelos. Além disso, a seborreia do couro cabeludo pode por continuidade acometer a face predispondo a quadros como dermatite seborreica na face e acne.

caspa2Confira os mitos e verdades sobre a caspa.

  1. Existe mais de um tipo de caspa. VERDADE
  2. Alternar o uso de xampu e anticaspa acaba com o problema. MITO
  3. Não há cura para a caspa. VERDADE
  4. Ela só aparece no inverno. MITO
  5. Apenas homens têm caspa. MITO
  6. Pessoas com cabelos oleosos são mais propensas. VERDADE
  7. Apenas os adultos podem ter caspa. MITO
  8. A falta de higiene pode desencadear o problema. MITO
  9. Xampu anticaspa previne o aparecimento da caspa. VERDADE
  10. A alimentação pode influenciar o surgimento da caspa. VERDADE
  11.  Caspa é contagiosa. MITO

Um dos cuidados básicos para quem tem caspa é o de reforçar ainda mais a higiene. As pessoas não podem deixar de lavar periodicamente os cabelos, pois a higienização capilar é realmente fundamental. A lavagem contribui muito para a remoção de agentes poluidores como poeira e elimina a oleosidade excessiva.

caspa1Além disso, é importante salientar que lavar a cabeça todos os dias não causa a queda dos fios, como alguns acreditam.

Uma alimentação equilibrada é uma grande aliada, pois a caspa também tem relação com desnutrição e distúrbios digestivos.

O suor irrita o couro cabeludo e acelera a descamação das células da pele. Evite coçar, suas unhas podem ferir o couro cabeludo. Caso isso aconteça, suspenda o uso de qualquer xampu medicinal e passe a utilizar diariamente um xampu mais suave, como um infantil, até que as feridas cicatrizem.

Substâncias como o sulfato de selênio, zinco piridine, corticóides, ketoconazol, e o octopirox, quando utilizados sob a forma de xampus, condicionadores ou tônicos capilares, têm apresentado bons resultados no controle da caspa.

Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco, adoramos dividir com nossas leitoras as informações que recebemos.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments