Dicas de nutrientes que protegem o organismo no inverno

Farmacêutica fala das queixas comuns nesta época do ano e dá dicas de nutrientes que protegem o organismo

Dicas de nutrientes que protegem o organismo

Olá amigas(os) chega essa época do ano e percebemos um crescente aumento de reclamações de resfriados, mal estar, dores nas articulações, na coluna, entre outras.

São queixas comuns nas farmácias nesta época do ano. Quem merece atenção e cuidado especiais são os idosos, que acabam sentindo mais a chegada do frio. Para evitar baixa imunidade e dores, é fundamental ficar de olho na alimentação e reposição de nutrientes.

A partir dos 65 anos, o processo natural do envelhecimento se acelera e traz impactos à saúde. A prevenção é o melhor caminho para garantir um inverno mais tranquilo. O consumo adequado de vitaminas e minerais protege o corpo de infecções, doenças e indisposição, tão comuns nessa época do ano. Os idosos precisam se cuidar.

Outro fator incomoda: no frio, os músculos ficam contraídos e o fluxo sanguíneo diminui, aumentando a sensibilidade nas articulações. Quem tem doenças reumáticas tende a sentir bastante. Depois dos 35 anos, a produção de colágeno, cálcio e vitamina D diminui naturalmente no organismo. A falta desses componentes podem agravar essas doenças.

Diversas vitaminas e minerais já são encontrados no mercado em cápsulas e suprem as carências do organismo. Para a terceira idade, orientamos, sobretudo, o consumo de colágeno, cálcio e vitamina D. Mesmo sem a necessidade de prescrição médica, é importante consultar um médico ou nutricionista.

Confira os benefícios desses e outros componentes, que também podem ser consumidos por pessoas mais jovens:

Cálcio
O cálcio age em conjunto com a vitamina D na fortificação dos ossos, dentes e unhas que compõem o sistema estrutural do corpo. Sua deficiência pode levar a osteoporose e raquitismo.

Colágeno
Proteína indispensável na composição das estruturas corporais, como ossos e cartilagens. O colágeno em cápsulas ajuda na constituição da pele, tendões e cartilagens, devolvendo o aspecto firme e prevenindo o aparecimento de lesões, cicatrizes e degeneração dos tecidos.

Vitamina D
A vitamina D regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue e auxilia na absorção desses nutrientes para o desenvolvimento da estrutura corporal. A falta desse componente afeta o crescimento ósseo e aumenta os riscos de fraturas. Seu consumo previne problemas reumáticos como a osteoporose e o raquitismo nas crianças.

Vitamina C
A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajudam a combater micro-organismos causadores de doenças e contribuem no fortalecimento de anticorpos. É um poderoso antioxidante e responsável por auxiliar na absorção dos nutrientes dos alimentos. É requisito essencial para a absorção do colágeno e ajuda prevenir doenças degenerativas, como a artrite.

Cápsulas de Goji berry são um bom exemplo de suplementação de vitamina C. Estima-se que 100 gramas da frutinha tenham 50 vezes mais desse componente que uma laranja. Ainda contém vitaminas B1, B2, magnésio, selênio e zinco que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Beijos e até a próxima!

 

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