Cuidado com o BPA na hora de escolher os utensílios do bebe

Hoje abordaremos esse tema, para ajudar aos papais e mamães de primeira viagem, a escolherem o melhor produto para seu (sua) bebe.

Principalmente porque nessa fase, passamos a freqüentar lojas e seções que antes eram tão pouco percebidas nas farmácias e supermercados, o setor de utensílios para os bebes.

Para muita gente, quando esquecemos a chupeta, pedimos logo pro marido dar uma corrida na farmácia e comprar outra imediatamente. Mas ele tem que estar orientado a procurar e adquirir o produto adequado ao bebe, sei que os homens não têm muito o hábito de ficar lendo prazo de validade e do que é composto o produto, mas quando se trata de um ser tão frágil, todo cuidado é pouco, e sabemos que essa coisa do cuidado é instintivo.

Para esclarecer, o bisfenol A (BPA) é um componente plástico que vem sendo discutido internacionalmente há algum tempo. No início de março de 2011, uma diretiva da Comissão Européia entrou em vigor proibindo o BPA em mamadeiras.

O bisfenol A (BPA) é um componente necessário para a produção do plástico policarbonato (PC), que é usado na fabricação, entre outras coisas, de embalagens de alimentos, utensílios para mesa e mamadeiras. O problema é que vestígios de BPA soltam-se aos poucos do plástico, passando ao alimento e, dessa forma, ao corpo. Especialmente os bebês e crianças pequenas podem ser afetados.

Como conseqüência de uma carga de BPA, alguns especialistas e pesquisas mostram distúrbios no sistema hormonal e no cérebro, diabete e danos ao coração e maior risco cancerígeno.

Apesar da comprovação científica ainda não ter sido concluída, a Comissão Européia destacou desde já a segurança de bebês e crianças pequenas.

Algumas marcas de mamadeiras usam o polipropileno (PP) ao invés do policarbonato (PC) que contém BPA.

O polipropileno é internacionalmente inquestionável e dispõe há anos de todas as licenças necessárias.

Essa preocupação se estende a outros utensílios dessa fase como chupetas, copos e utensílios para crianças que estão aprendendo a comer são produzidos com materiais alternativos completamente seguros. Dessa forma, pais procurem uma alternativa segura que permita aos bebês um início perfeito na vida.

O mercado brasileiro foi invadido por pratinhos e utensílios com personagens infantis, que nem sempre sabemos a procedência. Na dúvida, evite utilizar esses utensílios para aquecer o alimento no micro-ondas, que poderia liberar essas temidas substancias ao alimento do seu(sua) filho(a).

Afinal cuidado e informação, nunca é demais.

Beijos a até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments