Crianças e pessoas com pele oleosa são mais suscetíveis ao terçol

O terçol atinge principalmente as crianças

O terçol atinge principalmente as crianças

Olá amigas(os), o terçol é uma obstrução na glândula da pálpebra próxima aos cílios, este pode levar à inflamação e formação de um abscesso. É mais comum em crianças e em pessoas com a pele oleosa. Nas crianças, a falta de higienização nas áreas dos olhos aliada ao contato da mão suja podem favorecer o surgimento da doença. Já entre os adultos, o problema em geral está relacionado à pele oleosa, ao clima seco, além do uso continuo e incorreto de maquiagem.

Apesar de comum durante o ano todo, a doença pode ter um aumento significativo no inverno, época em que os olhos ficam mais secos, favorecendo o entupimento e a inflamação na glândula.

A higiene frequente nas áreas dos cílios e pálpebras podem ajudar a reduzir os riscos do surgimento do nódulo, contudo não existe uma forma de prevenção 100% efetiva.

Durante o sono, produzimos uma quantidade menor da parte aquosa da lágrima isso aumenta a oleosidade local que pode favorecer o surgimento do terçol, devido a isso, realizar a limpeza dos olhos logo pela manhã reduz a possibilidade de inflamação.

A oleosidade da pele também pode provocar acumulo de gordura e bloquear a glândula, promovendo uma elevação semelhante à uma espinha, próxima a região dos cílios.

O uso de maquiagem ao redor dos olhos sem limpeza adequada, bem como produtos vencidos são outros fatores que podem levar a obstrução dos poros desencadeando o terçol.

O terçol geralmente se manifesta como um pequeno ponto amarelado localizado na pálpebra podendo evoluir para um inchaço na região acompanhado de dor e nodulação, que não oferece nenhum risco de transmissão para outras pessoas ou de um olho para outro.

Na maioria dos casos, o nódulo drena sozinho sem que seja necessário tratamento. Porém, não é descartada a possibilidade do uso de uma medicação como colírio ou pomada de antibiótico com corticoide caso o terçol não suma em uma ou duas semanas, ou esteja associado a dor.

Compressas mornas e massagem local ajudam na drenagem do nódulo, mas existem casos que podem evoluir sendo necessário cirurgia local.
Dicas importantes

  • Mesmo com todo incômodo, em nenhuma hipótese perfure ou esprema o terçol.
  • Sempre que possível lave as mãos e os olhos. No caso das crianças, os pais devem ajudar na higienização.
  • Evitar coçar e esfregar os olhos.
  • As mulheres devem tomar cuidado com o uso da maquiagem que podem causar irritações.
  • Dormir cerca de 8 horas por dia ajuda a manter a lubrificação correta dos olhos.
  • Lavar os olhos pelo menos duas vezes ao dia.

Incluir na alimentação ingredientes ricos em ferro, magnésio, cálcio e outras vitaminas essenciais para nosso organismo.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments