Beber pouca água no inverno favorece doenças transmitidas pelo ar

Beba agua no inverno, e previna doenças

Beba agua no inverno, e previna doenças

Olá amigas(os), vocês sabiam que quem bebe menos água no inverno está mais exposto às doenças propagadas pelo ar, como gripe e resfriado, entre outras. Isso acontece porque a pele frágil da boca e das narinas resseca com mais facilidade e torna-se porta de entrada para vírus e bactérias.

A ingestão de líquidos e alimentos ricos em água tende a ser mais frequente no calor, por ser algo refrescante e já fazer parte de muitos hábitos. No inverno, contudo, é diferente.

Além de ser menos comum sentir a necessidade de refrescar-se, muitas das bebidas ingeridas para esquentar o corpo são diuréticas, como café e alguns tipos de chá.

É preciso estar atento para não se desidratar no inverno. Além de prevenir doenças frequentes nessa estação, a pessoa também irá beneficiar a pele e o processo digestivo.

A desidratação pode causar outro problema bem mais grave. Ela acelera os batimentos cardíacos e provoca queda de pressão arterial. Em pessoas com histórico ou predisposição a problemas cardiovasculares, há risco de complicações. Existem níveis de desidratação, sendo que o mais leve apresenta sede moderada. Esse é o sinal do corpo para evitar que outros problemas possam ocorrer.

O ideal é ingerir ao menos dois litros de água, distribuídos no decorrer do dia. O consumo diário de frutas, cuja maioria é rica em água, também ajuda a alcançar essa meta.

Caso a pessoa faça alguma atividade física, haverá necessidade de repor mais água. Exercícios aquecem o corpo, fazendo com que o suor seja expelido para resfriá-lo. Nesse caso, recomenda-se ao menos 250 ml para cada 30 minutos de atividade física.

Além disso, a ingestão regular de água tende a acelerar o metabolismo basal (gasto calórico que temos em repouso). Isso significa que a queima de calorias será maior, mesmo sem exercícios.

Beijos e até a próxima!

 

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