Quais materiais podem ser levados ao microondas? Plástico, vidro, porcelana, papel?

Quais materiais podem ser levados ao microondas?

As microondas são ondas eletromagnéticas, similares às de rádio e TV, que ficam concentradas dentro do forno apenas quando ele está funcionando e sua porta estiver fechada. A energia das microondas faz com que as moléculas de umidade, gordura e açúcar dos alimentos comecem a bater umas nas outras, provocando um atrito, que é o responsável pela produção do calor que se espalha pelo resto do alimento, promovendo assim o seu cozimento.

Segundo comprovação da Organização Mundial da Saúde, os alimentos preparados em fornos de microondas não causam nenhum mal à saúde. Portanto o forno de microondas é perfeitamente seguro.

No entanto ainda há muitas duvidas sobre o seu uso, como quais materiais podemos utilizar para aquecer ou cozinhar os alimentos.

Plásticos: Use somente plásticos rígidos e apropriados para cozimento em microondas.
As embalagens plásticas de margarina, queijo, iogurte são derivados de petróleo e não resistem à elevada temperatura do alimento, derretendo ou exalando odores e substancias tóxicas. Definitivamente, não devem ser usados em microondas.

Vidros e porcelanas: A maior parte dos vidros e porcelanas podem ser utilizados em fornos de microondas somente para o aquecimento. Para o cozimento é mais recomendado o uso de refratários. Nunca utilize peças com decoração em metal (frisos dourados ou prateados) e tampouco cristais finos.


Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Sobre o post



Comentários

Powered by Facebook Comments