O consumismo, as facilidades da vida moderna e nossas crianças

Criança, sinonimo de alegria e espontaneidade

Não deixe que as crianças de hoje tornem-se os adultos fúteis e vazios do futuro

Olá amigas(os), com a chegada do dia das crianças vejo pais preocupados em relação a compra de presentes e brinquedos.

Repense o consumismo desenfreado que inconscientemente imputamos a nossas crianças. Muitas vezes um tempo de qualidade dedicado a criança vale muito mais que aquele brinquedo caro.

É importante papais e mamães estarem atentos ao comportamento dos filhos e entender qual a sua real necessidade.

Infelizmente hoje vejo muitas crianças suplicando pela atenção dos pais, mesmo que para isso tenham que infringir algumas regras com a finalidade de chamar a atenção dos mesmos.

Por outro lado vejo pais super ocupados, dedicando pouco tempo a seus filhos, compensando essa lacuna com presentes caros, sendo permissivos e muitas vezes, para não entrar em conflito com o filho nos poucos momentos juntos, não colocam limites e educam. Sempre é muito mais fácil delegar essa tarefa a outros, como a escola, o que definitivamente não concordo.

Acredito, incentivo e participo de feiras de trocas de brinquedos usados, pois entendo que além de exercitar a difícil tarefa de estimular o desapego com a criança, faz a criança feliz e assim ela passa a entender o real valor das coisas na vida.

A Alana(www..alana.org.br) organiza essas feiras periodicamente, mas nada impede que isso seja feito localmente, no seu ambiente de convívio e relacionamento como na escola ou no condomínio mesmo.

O importante é desenvolver nas crianças essa consciência. Afinal que tipo de adultos almejamos que nossos filhos sejam.

Mas se queremos ter adultos orientados e psicologicamente saudáveis, temos que agir agora e não esperar que outros o façam.

Nosso mundo atual, deixou as coisas fáceis demais, da mesma forma que as pessoas fúteis e vazias.

A verdade é que a criança se diverte muito com brinquedos simples, como uma bola ou bambolê. Vale ressaltar que a forma como nós os entregamos a eles é que faz toda a diferença. Senão fica parecendo a historia de Papai Noel, você acredita até onde convém.

Vamos formar adultos de valor, para que o futuro seja bom para todos.

Então organize em seu condomínio, com familiares, essa troca de brinquedos usados. Geralmente o que não serve mais para umas, fará a felicidade de outras.

Lembrem-se carinho, amor, atenção, não são substituídos por brinquedos, vídeo games e bicicletas.

As crianças despertam e estimulam em nós adultos, o que temos de melhor, e se já somos bons, elas nos forçam a melhorar mais ainda.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments