Fim das festas, defina as metas para 2012

Luzes de Ano Novo

Luzes de Ano Novo

Não há como negar que o começo de ano é a melhor época para fazer uma retrospectiva pessoal e principalmente profissional, revendo os seus melhores e piores momentos, definindo as metas para 2012.

Desejamos encontrar um novo amor, perder aqueles quilos que insistem em habitar nosso corpo, ter mais tempo para os amigos e família, enfim, planejamos o nosso mundo perfeito.

Porém, não faz sentido tratar o ano novo como se fosse uma folha em branco onde se pudesse escrever uma história nova, pois assim que todos os foguetes estouram e se retira a última folha do calendário, todos os hábitos, obrigações, pendências, limitações, prazos e demandas continuam valendo.

O ideal é contabilizar clientes perdidos, espaços conquistados, contratos fechados, oportunidades desperdiçadas ou aproveitadas e analisar o que o último ano representou no âmbito profissional.

Depois do balanço, é hora de partir para um planejamento claro e palpável para o ano, estabelecendo, para cada objetivo, prazos e estratégias para cumpri-lo.

Dicas para aumentar as chances de seus projetos de ano novo, pessoais ou profissionais, darem certo.

Escolha um objetivo e a meta: não adianta imaginar que você conseguirá mudar vários pontos da sua vida de uma vez só. Então, defina o seu objetivo já na forma de uma meta desafiadora, alcançável e mensurável. Alguns exemplos: concluir o curso de idiomas, aumentar o rendimento mensal no seu trabalho, perder 6kg sem voltar a recuperá-los, praticar esportes 3x por semana, estudar 6h por semana, entre outros.

Crie o plano de ação: da meta precisa nascer o plano de ação, que neste caso pode ser uma lista simples de atividades ou pendências: se matricular em um curso de línguas, instalar e aprender a utilizar um software mais moderno e eficiente no escritório, parar de consumir refrigerante ou fritura.

Escolha como acompanhar o progresso: você pode definir em qual mês irá realizar determinadas atividades do seu plano. Por exemplo: se o objetivo é aprender inglês básico para poder viajar no final do ano, e se março chegar e você ainda não tiver se matriculado em um curso, você precisa rever sua estratégia.

Siga o plano: Projetos pessoais e definidos informalmente não têm grandes chances de sucesso se você não se esforçar para seguir o que planejou, ou para alcançar as metas que definiu. Só você pode saber o quanto precisa e quer melhorar, não só como profissional, mas como membro de uma família, amigo ou cidadão. Cada pessoa exerce vários papéis, e essas funções se entrelaçam. Fonte: Catho Consultoria

E para completar, confira as sugestões abaixo e escolha algumas metas, se não lhe ocorrer nada no momento.
Não arrume problemas

  • Encare os desafios
  • Concentre-se no trabalho
  • Faça exercícios
  • Ajude o próximo
  • Cuide dos amigos
  • Esteja preparado para dias difíceis
  • Descanse mais
  • Sorria sempre

 

Essas dicas, certamente facilitarão a sua vida no decorrer do ano.

Beijos e feliz 2012!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments