Você sabe como lavar roupas usando corretamente a máquina de lavar?

A máquina de lavar roupas é uma poderosa aliada. Porém, ao contrário do que muitos pensam, usá-la corretamente não é tão fácil. Erros no processo podem resultar em danos às peças e desperdício de energia, água e produto.

Confira as dicas para quem quer usar a máquina de lavar de forma eficiente.

Na hora de pôr as roupas na máquina, por que temos de separá-las?
A separação das roupas deve ser feita por cores: escuras (pretas principalmente), claras e cores médias (tons pastéis). Este procedimento evita o risco de manchá-las. É importante também separar as roupas por categorias como cama, mesa, banho e uso pessoal. Se você colocar um lençol e uma camisa juntos na máquina a camisa não vai ser lavada adequadamente porque ficará embolada dentro do lençol.

Roupas podem ser lavadas junto a toalhas de banho?
Toalha de banho não deve ser misturada a outras peças, pois elas podem pegar o pelo que sai da toalha. Estes pelos são difíceis de remover, principalmente os escuros. Mesmo em se tratando de toalhas, elas devem ser separadas por cores para que as escuras não encham as mais claras de penugens ou vice versa.

E itens de cozinha, como panos de pratos e toalhas? Devem ser lavados separadamente?
Panos de prato e toalhas de mesa, que normalmente têm gordura, também devem ser lavados separadamente.

Há máquinas com água quente. Quando podemos usar esta função?
A água quente ajuda bastante na limpeza, contudo as pessoas não a utilizam de maneira correta. Note que as novas máquinas digitais têm a pré-lavagem (etapa em que a água não aquece) porque as manchas e sujeiras devem ser tiradas primeiro com água fria. Se você colocar água quente na primeira lavagem, em vez de remover as manchas e a sujeira você pode ‘cozinhá-las’ tendo como resultado final uma mancha aparente. Por isso, é importante sempre utilizar a pré-lavagem com água fria para depois utilizar a água quente como complemento da limpeza.

Roupas de cores vivas podem ser lavadas com água quente?
Sim, desde que a roupa tenha um tingimento adequado que não solte tinta. Na dúvida, melhor não usar.

Lingeries e roupas íntimas podem ser lavadas na máquina? Qual o modo correto de lavá-las?
Roupas íntimas podem ser lavadas normalmente com sabão alcalino (sabão em pó ou similar líquido). Antes de terminar, na última etapa da máquina, que é o amaciamento, a dica é colocar um copo de 100ml de vinagre de vinho branco dentro da máquina (na gaveta) para neutralizar as partículas alcalinas que podem causar coceira e irritação na pele. As máquinas domésticas não são suficientemente eficientes no enxágüe e deixam resíduos de sabão alcalino principalmente quando se coloca uma quantidade maior que a recomendada. O pH do ser humano é ácido e, por esta razão, uma roupa ‘alcalina’ pode causar coceira, irritação ou vermelhidão numa pele mais sensível. Peças rendadas ou mais delicadas devem ser lavadas em um saco de proteção.

Roupas delicadas: quando podem ser lavadas à máquina?
Seda e acetato não devem ser lavados à máquina, pois serão danificados. Já viscose, roupas de bebês ou camisas finas podem ir à máquina e devem ser lavadas no programa para roupas delicadas. A lã pode ser lavada, apenas com detergente neutro ou para roupas delicadas. Se você lavá-la com detergentes líquidos ou em pó comuns (alcalino), ela vai compactar, encolher e endurecer.

Roupas delicadas precisam ser envolvidas numa fronha ou outro tipo de saco a fim de protegê-las?
Roupas rendadas, lingeries ou peças com apliques e detalhes devem ser sempre colocadas em um saco de proteção ou uma fronha, que deve ser amarrada. O ideal, no entanto, é o saco de proteção, pois ele é todo furadinho e propicia que o sabão aja com mais facilidade e eficiência.

Na máquina, é melhor o sabão em pó ou o líquido? Qual é a diferença entre ambos os produtos?
O sabão líquido acaba sendo mais eficiente que o sabão em pó, pois ele se mistura mais rápido na água. Em toda máquina doméstica ficam resíduos de sabão em pó na gaveta, pois ele não dissolve por completo. Já o líquido não deixa resíduos aparentes na máquina e na roupa.

Qual é a medida correta do sabão em pó? E do amaciante?
Quando uma roupa está muito suja, a dona de casa normalmente coloca um pouco mais de sabão e isto não surte efeito no processo de lavagem. É preferível fazer uma boa pré-lavagem e lavagem eficientes a colocar mais sabão. Deve-se colocar a quantidade que tanto o fabricante da máquina quanto o do produto (sabão e amaciante) determinam.

Qual o papel do amaciante? Posso utilizá-lo em todo tipo de roupa?
O amaciante pode ser colocado nas roupas de cama, mesa, banho e de uso pessoal, não há restrição. O amaciante é importante no processo de limpeza e deve ser de boa qualidade. Não se deve comprar produtos na rua, pois eles não têm as propriedades esperadas – apenas um bom aroma. Compre um bom produto, pois quando se lava roupa na máquina, as fibras se contorcem e ficam desalinhadas e emaranhadas. O amaciante as realinha, deixando o tecido mais macio, e também oferece uma proteção contra novas sujidades, além de facilitar a passadoria.

Após tirar a roupa da máquina, é preciso fazer algo antes de pendurá-las para secar?
É preciso desamassar, esticar e pendurar as roupas retinhas. De preferência, nunca as seque ao sol, pois ele queima as fibras, endurecendo-as. Pendure-as em local fresco, coberto, com passagem de ar.
Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Sobre o post



Comentários

Powered by Facebook Comments