Planejamento e organização facilitam a faxina periódica da casa

Ganhe tempo planejando a faxina

Com planejamento, a faxina fica mais eficiente

Olá amigas, atendendo a pedidos, hoje traremos uma rotina simples para organizar o dia da faxina na casa, todos nós sabemos que essa tarefa não é nada fácil, pois exige muito esforço e tempo.

Comece a limpeza pelas áreas da casa que vão te cansar mais. O ideal é sempre começar a limpeza pela parte mais difícil e deixar o mais fácil para o final. Assim, você aproveita melhor sua energia e terá mais ânimo para limpar o restante da casa quando terminar a pior parte.

O ideal é que a faxina seja feita semanalmente, dependendo do tamanho da família, pode ser feito partes secas e partes úmidas, intercalando, semana a semana, ou seja, numa semana limpa as áreas secas e noutra semana as áreas úmidas. Digo isso, porque se a família for grande, o banheiro e cozinha não aguentam quinze dias para serem limpos.

Defina os cômodos e dias em que fará a faxina, guarde e arrume o local, tire o pó, limpe vidros e móveis, varra ou passe aspirador, lave se for as áreas frias, tipo banheiro, cozinha ou área de serviço, e se for áreas secas como quarto ou sala, passe um pano úmido e a cera de sua preferência, hoje em dia o mercado oferece ceras liquidas super práticas de serem aplicadas e que protegem o hidratam a madeira.

Mantenha uma rotina de limpeza, assim fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina.

Comece tirando o pó de todos cômodos e limpando as partes mais altas, deixando o chão por ultimo, com a limpeza líquida.

Organize seus produtos de limpeza e guarde-os sempre no mesmo lugar. Coloque todos os produtos que vai precisar em um balde ou outro tipo de container que você possa carregar pela casa. Desta forma, você evita ter que ficar buscando um produto diferente cada vez que for necessário.

Ao invés de exagerar no uso de um ou outro produto, tente usar o produto certo para cada tipo de sujeira e de superfície, diminuindo o risco de estragar pisos e outras superfícies por causa do exagero de produto químico.

O aspirador de pó pode ser um grande aliado na faxina, principalmente para quem é alérgico. Aspirar sujeiras antes de passar pano no chão facilita muito o trabalho e diminui boa parte do tempo de faxina.

Se a sua TV, DVD ou aparelho de som estiverem com aparência de velho, a cor original cinza passando para o bege ou marrom, isso ocorrer devido ao acumulo de gordura e poluição, isso pode ser facilmente removido com o limpa vidros, acredite, eu faço e funciona super bem.

Organize-se de forma que a cada limpeza você se concentre mais em um ou dois cômodos a da casa. Por exemplo, em uma faxina você cuida mais da cozinha, limpa a geladeira, organiza os armários e na próxima faxina você se concentra na limpeza dos banheiros. Deste modo, você se cansa menos e mantém os cômodos sempre bem limpos.

Vidros em geral, seja o do Box do banheiro ou o tampo de vidro, experimente aplicar cera automotiva, é impressionante como limpa e mantém o vidro limpo. Afinal quem tem uma mesa dessas sabe como é difícil manter limpo e sem os fantasmas no vidro.

Identifique sempre panos e utensílios diferentes para determinadas partes da casa. Por exemplo, nunca use os panos de limpar banheiro para fazer a limpeza da cozinha e vice-versa. Assim, você evita contaminação. Uma boa dica para não se confundir na hora da limpeza é determinar cores diferentes de pano para cada parte da casa.

Fique longe de câimbras e dores lombares no final da faxina, alguns cuidados de postura ajudam a realizar a tarefa sem dor, atenção redobrada na hora de limpar cantos muito altos ou muito baixos. Evite ficar se torcendo ou esticando para alcançar a parte mais alta de armários, em vez disso, use uma cadeira ou uma escada bem firme. Quanto aos cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para melhor alcançar estes espaços.

Outro dia, vi num desses programas de TV um acessório que facilita a limpeza o lado externo das janelas, afinal não é legal ficar pendurada na janela, correndo risco de morte. Mas não o encontrei para compra ainda, se alguém já tem ou sabe onde vende, me informe por favor.

E para não deixar aqueles fiapos no vidro, eu costumo usar aquelas camisetas velhas para limpar vidros e móveis em geral, é insuperável.

Nunca perca tempo esperando uma área secar ou o produto químico fazer efeito. Em vez de ficar parada, planeje a limpeza de modo que você sempre estará fazendo algo enquanto aguarda um produto fazer efeito ou algo do tipo.

Se algo caiu no chão ou alguém entrou com os pés sujos em casa, o melhor é limpar na mesma hora. Depois de um tempo, a sujeira seca e fica mais difícil de ser removida.

Alguns acessórios ajudam a realizar essa tarefa sem ressecar as mãos, como as luvas, e nesse frio que chega, as botas(tipo galocha), protegem os pés e permitem que você mexa com a água com os pés aquecidos com meias.

Ao final da faxina, não se esqueça de lavar as vassouras, panos e atualizar a lista de compras de material de limpeza.

Se você tem alguma dica legal, compartilhe conosco! Adoramos contar com a sua participação.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments