Dicas para restaurar laminados riscados e arranhados

limpeza e beleza dos laminados

Limpeza e beleza dos laminados

Olá amigas(os), atendendo a pedidos daremos dicas rápidas para revitalizar os laminados. Ao contrário do que muita gente pensa, piso laminado riscado ou arranhado também pode ser restaurado.

O que determina a aparência e a limpabilidade de cada laminado é sua camada superficial intacta. Quando desgastado ou danificado, o laminado sujará mais e ficará menos bonito.

A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone.

Eventualmente (uma vez por semana), a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro d’água.

Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.

Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone.

Para situações como essas, encontramos no mercado os detergentes neutro Limpeza Diária LP ou o PEK Limpeza Diária, da Pisoclean, que podem ser usados sobre pisos tratados ou sem tratamentos. O segredo é usar o pano bem torcido, já que laminados não podem ser molhados abundantemente.

Mas se o problema for riscos superficiais, que não dê para ser sentido com o passar da unha, por exemplo, é recomendada sua remoção com Refine LP. Se o piso estiver muito desgastado a aplicação da Cera Especial LP, disponibilizada nas versões brilhante e fosca e que ainda melhora a textura do piso e impede a transferência de sujeira, resolve o problema.

Se forem arranhões com cavidades, só poderão ser removidos plenamente se não tiverem ultrapassado a camada do laminado e se o piso não for texturizado. Para essas situações, será necessário lixar manualmente (com leveza), limpar bem o local e aplicar algumas demãos da cera.

Não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso que irá dificultar sua limpeza.

Caso o piso seja riscado de caneta, remova a tinta de caneta utilizando um pano umedecido com solução de limpeza (tipo Veja) ou álcool.

Se você tiver tapetes ou passadeiras sobre o piso, na medida do possível mantenha sempre limpos, pois as partículas de areia podem riscar o laminado.

Cuidados especiais
• Utilize feltros protetores adesivados em pés de mesas, cadeiras e móveis;

• Utilize capachos nas portas de entrada para recolher a sujeira e possíveis partículas de pedra e areia retidas nas solas dos sapatos;

• Recomenda-se a utilização de cadeiras com rolantes de poliuretano. O uso de qualquer outro tipo de rolante poderá riscar ou danificar o piso laminado, alterando suas características físicas;

• O piso laminado não deve ser exposto à água. Caso haja derramamento de qualquer líquido, providencie a secagem rápida para evitar infiltrações.

• Nunca utilize qualquer tipo de material abrasivo na limpeza dos pisos laminados (saponáceo, esponja de aço ou abrasiva). Esses produtos produzem riscos irreversíveis na superfície do piso;

• Não utilize ceras, pois elas promovem a formação de um filme gorduroso na superfície do piso laminado, o que dificulta a limpeza e acarreta o aparecimento de manchas;

• Nunca exponha o piso laminado a quantidades excessivas de água ou de qualquer outro líquido, nem deixe que os mesmos permaneçam sobre o piso laminado.

Espero que as dicas sejam uteis para manter e restaurar o laminado de sua casa.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments