Dicas e cuidados com o ferro de passar roupas

Ferro de passar roupas

Ferro de passar roupas

Olá amigas, sempre é bom saber as condições de cada equipamento em casa, um em especial é o ferro de passar, alguns precisam ser aposentados urgentemente afinal já cumpriram sua sentença e precisam ser trocados.

A questão fica em qual devemos escolher, hoje em dia a indústria nos ofe

rece uma variada gama de produtos destinados a passar a roupa.

Para que essa tarefa chata seja menos cansativa, é importante analisar alguns aspectos tipo peso do ferro, dispositivos que possui para deslizar sobre a roupa, vapor, fio, dentre outros.

Parece bobagem para muitos, mas é impressionante como passar roupa com um bom ferro faz toda a diferença para os braços, costas e pernas.

Por isso, acho que vale a pena investir um pouco mais num modelo mais moderno e com mais recursos, afinal eles geralmente duram bastante tempo se cuidarmos do ferro adequadamente.

Ferro de passar roupas

base do ferro de passar

Recursos disponíveis hoje em dia são vapor, spray, camada Ultragliss, saídas de vapor, regulagem de vapor, sem fio, fio de 3 metros, tudo em prol da comodidade, segurança e agilidade. Agora é só você definir o que é importante para você.

Uso
Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele carrega a rede elétrica;

Evite ligar o ferro várias vezes ao dia, pois provoca um gasto desnecessário de energia;

Acumule a maior quantidade de roupas possível, e passe todas de uma só vez;

No caso de ferro automático, use a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Assim, você não corre o risco de desperdiçar energia com roupas que não necessitam de tanto calor para serem passadas;

Para maior economia e melhor aproveitamento do seu tempo, separe as roupas a serem passadas de acordo com a composição do tecido (linho, algodão, lã, seda, fibra sintética)

Leia atentamente o manual de  instrução do fabricante e não se esqueça de guardar a NF e a garantia, para eventuais necessidades.

Os ferros mais modernos aquecem mais rapidamente do que esfriam. Por isso, você deve iniciar passando as roupas mais pesadas. No entanto, há aparelhos que levam em média cinco minutos para aquecerem. Neste caso, inicie passando as roupas que requerem temperatura baixa;

Depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves;

Observe as na roupa, passe as roupas sempre na temperatura adequada (indicada na etiqueta), não optando desnecessariamente por uma temperatura mais alta.

Sempre que puder, use vapor para alisar as roupas muito amassadas.

Nos ferros a vapor, leia as instruções antes de colocar água, pois alguns modelos exigem água destilada. No ferro a vapor é importante sempre utilizar água filtrada.

Passe primeiro as roupas que exigem temperaturas baixas. Se precisar interromper o serviço, desligue o ferro da tomada.
Não seque demais sua roupa: assim, você facilita o trabalho de passar.

Dicas de segurança
Para evitar o risco de provocar algum acidente grave, desligue o ferro ao interromper o serviço;

Nunca deixe um ferro ligado sem vigilância. Existem modelos com um alarme sonoro. Pode ser precioso se tiver crianças em casa.

Tenha cuidado para não encostar o ferro elétrico no fio da tomada quando ele estiver em uso;

Ao terminar de usar o ferro, não enrole o fio em volta do aparelho ainda quente.
Substitua o cabo sempre que este apresentar sinais de desgaste.

Se o reservatório de água for fixo, deve desligar o ferro da eletricidade, antes de enchê-lo. De preferência, esvazie o reservatório de água quando terminar a utilização do ferro.

Dicas
Calças – Remova marcas de bainhas desmanchadas molhando uma esponja com bastante vinagre, e depois de secar, passar ferro morno.

Ao passar camisas comece pelo colarinho (deixe reto, sem dobrar) a seguir os punhos depois as mangas a parte da frente e finalmente a parte das costas (no final dobre o colarinho).

Observação: para que as roupas fiquem realmente bem passadas, retirar as mesmas semi-úmidas da máquina e começar a passá-las.

Roupas que contenham bordados ou aplicações, pôr um pano sobre as aplicações para proteger e passar normalmente. Secadora: é recomendada para roupas jeans, toalhas, roupas de cama e roupas pré-encolhidas.

Navios e Cruzeiros
O que quase ninguém sabe é que por questões de segurança é proibido, por leis internacionais, o uso de ferros de passar roupa nas cabines (perigo de incêndio). Qualquer roupa a ser passada/lavada deve ser entregue a lavanderia através do seu camareiro. Este serviço não costuma ser caro, e muitas vezes vale a pena. O fato de que, em alguns navios a maioria das tomadas nas cabines são 220 v, já obrigam os passageiros a não usar nenhum aparelho elétrico.

Limpeza do ferro
Para a limpeza do ferro basta sal grosso e uma folha de papel.

Coloque uma colher de sopa de sal grosso na folha de papel, ligue o ferro e deixe-o atingir a temperatura máxima.

Passe o ferro várias vezes por cima do sal pressionando ligeiramente e no final limpe a base com um pano limpo. Não utilize vapor durante esta tarefa.

Desta forma, a sujidade ficará agarrada ao sal.

Esta dica também é útil para situações em que acidentalmente passou o ferro quente por cima de um plástico ou outro material que derreta. Nesses casos, nunca tente remover os resíduos com um objeto metálico. Poderia danificar permanentemente a superfície do ferro.

Se você tiver uma outra dica, compartilhe conosco e se puder repasse algumas dicas para a sua empregada doméstica.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments