Como remover a cola adesiva e adesivos de diversos materiais

tirar adesivo1Olá amigas, atendendo a pedidos, hoje vamos falar de formas de remover adesivos. Afinal, dependendo da superfície em que ele está colado, pode ser uma grande dor de cabeça, não é mesmo? Tem adesivo que sai fácil, mas tem alguns que nos dão trabalho. Tem aqueles adesivos que parecem estar soldados, a gente tenta arrancar, sai uma lasquinha e daí já imaginamos que não será fácil arrancar a danada. Quem aqui não odeia aquelas etiquetas de copos, pratos, panelas, algumas etiquetas adesivas vem com tanta cola, que dá vontade de jogar tudo fora.

Tem gente que usa água quente, álcool, benzina, thinner, detergente, pó de café, enfim a questão é que o secador de cabelos ajuda em muitas situações, e evita o risco de pingar e manchar alguma pintura.

OS MATERIAIS

A seguir, confira como retirar as etiquetas dos diversos materiais encontrados em casa ou no trabalho. Afinal, é importante observar a superfície em que foi colado e qual o tipo de cola usado. Como dificilmente saberemos identificar o tipo de cola, precisamos então prestar atenção no tipo de material em que está a cola(do adesivo).

Geralmente, agua quente resolve, pois a idéia é amolecer a cola pelo calor e assim soltar o adesivo. Mas nem sempre isso resolve. Daí partimos para o uso de outros materiais.

Vidro

remover adesivoTenho visto várias mães juntando os potinhos de papinha para fazer a lembrancinha do aniversário do filho, a questão é que remover o rótulo e a cola não é tarefa fácil, não.
Nunca use a esponja que tem aquele lado verde e outro amarelo, esse lado verde risca o vidro, esponja boa para vidro é aquela de cobre, pois o cobre não risca o vidro. Outro material bom que poderia substituir a esponja, é a borra de café, que não risca o vidro e adere à cola da etiqueta, facilitando a remoção.

Removida a parte plástica da etiqueta adesiva, remova a cola que ficou com uma borracha bem esfarelenta, remove toda a cola

Espelho

No espelho pode-se usar a técnica do vinagre ou óleo de cozinha. Basta colocar esses materiais em contato com a cola adesiva. Deixe agir por alguns minutos e confira se removeu. Em colas mais difíceis, até a borra de café é usada para fazer o atrito, assim não riscará o espelho.

Depois de removida a cola, lave bem para remover todo os resíduos. E seque com jornal e finalize a limpeza passando álcool sobre o espelho, para garantir que nenhum resíduo oleoso permaneça sobre ele.

Plástico

Algumas superfícies podem não responder a solução de vinagre, nesses casos aplique óleo de cozinha sobre a cola para que se dissolva e saia. Sabe aqueles eletrodomésticos que a gente acaba de comprar e vem com aquelas etiquetas adesivas meladas, não use a esponja amarela nem o bombril, pois vai riscar e deixar a pintura fosca. Use somente o oleo de cozinha e depois limpe com detergente.

No caso do plástico é bom ter cuidado com o uso da acetona, pois pode manchar o plástico, deixa-lo esbranquiçado ou fosco.

Algumas superfícies tipo esse capacete, é melhor usar um produto conhecido como tira grude, que remove facilmente a cola do capacete e não é abrasivo, confira o vídeo.

Parede

Quando enjoamos do papel de parede, precisamos remove-lo, antes de aplicar um novo ou pintar, assim sendo, a melhor forma de remover adesivos decorativos de parede é com o uso de um secador de cabelo, que vai amolecer a cola do adesivo. Depois de retirados, passe um pano úmido com sabão neutro.

Outros produtos como o Varsol(famoso removedor) ou o álcool, ajudam na remoção de marcas de cola adesiva na parede.

Lata

tirar adesivoPara fazer a remoção da cola junto com a sujeira que acumula na porta da geladeira, por exemplo, pegue pedaços de fita crepe. Pegue as tiras de fita crepe e as encoste na sujeira. Assim, a cola e a sujeira grudam na fita e saem da superfície juntos.

Gostou das dicas? Tem alguma outra?Compartilhe conosco, adoramos conhecer novos truques.

Beijos e até a próxima!!

Quer ter mais dicas de limpeza, acesse os links a seguir:

Como manter o uniforme escolar sempre branquinho

Como manter suas jóias sempre lindas

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments