Como evitar as viroses com hábitos simples

lavar as mãos3Olá amigas(os), é comum sentirmos uma indisposição e ouvirmos do médico tratar-se de uma VIROSE. Na estação mais quente do ano é também conhecida pela grande incidência de viroses, que provocam principalmente vômitos, diarréias, febre e dores no corpo. Os tipos mais comuns são as causadas por vírus, como o Norovírus, Rotavírus, Enterovírus, e Adenovírus Entéricos, essas doenças costumam ter duração de três a cinco dias.

O aparecimento das viroses se dá com mais frequência no verão por conta do calor excessivo e da pior condição de armazenamento dos alimentos, além do maior contato com águas recreacionais, como as de praias impróprias e piscinas, que muitas vezes estão contaminadas e não contam com tratamento adequado. A transmissão também pode ser feita por via fecal-oral, daí a importância de se tomar muito cuidado com os alimentos ingeridos, principalmente aquelas pessoas que almoçam fora de casa. Essa atenção inclui também a água ingerida e os líquidos em geral. Todas as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos.

lavar as mãos2Outro cuidado fundamental é a lavagem das mãos antes de preparar alimentos, assim como na hora de se alimentar e após ir ao banheiro. É importante também não esquecer de lavar as mãos após trocar fraldas das crianças. Ela ressalta que embora todas as pessoas possam desenvolver gastroenterite, crianças, idosos e pessoas com imunidade mais baixa podem apresentar um quadro de gastroenterite mais importante, com maior risco de desidratação.

Embora existam exames de fezes específicos que permitem o diagnóstico preciso do agente causador, esses testes são pouco solicitados porque, geralmente, o tratamento é realizado com medidas gerais como orientação alimentar, hidratação, uso de antitérmico, antieméticos (para náuseas e vômitos) e repouso.

Confira dicas para se proteger das viroses

– Ter uma vida saudável e regrada, dormir bem, alimentar-se de forma balanceada e fazer atividade física regularmente são importantes medidas que ajudam a manter uma boa imunidade;

– Hábitos saudáveis como não fumar e ingerir bebida alcoólica com moderação também são importantes para manter o sistema imunológico saudável;

lavar as mãos1– As mãos devem ser lavadas várias vezes ao dia, sempre que estiverem sujas, e necessariamente nas seguintes situações: após uso do banheiro, antes de manipular alimentos, antes de comer. Higienizar as mãos sempre que chegamos em casa vindo da rua é um ótimo hábito de higiene também;

– Também é fundamental a lavagem das mãos antes de preparar alimentos;

– Não esqueça de lavar bem as mãos após trocar fraldas das crianças;

– Alimentos crus e não lavados podem transmitir doenças sem necessariamente apresentarem nenhum “sinal de alerta” de que há algo errado com eles. São alimentos com cor, odor, aparência e sabor normais. Por isso, é muito importante lavar os alimentos antes de consumi-los. Dê preferência a comer frutas, legumes e verduras cruas em casa, com a garantia de que esses alimentos foram lavados e manipulados corretamente.

lavar as mãos– Para aqueles que já estão sofrendo com alguma virose, é recomendado evitar alimentos gordurosos e temperados, além de leite e derivados. Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como arroz branco, batata, bolacha água e sal, e sopas leves;

– Hidrate-se também com água, água de coco, sucos e chás;

– Tratamentos para gastroenterites causadas por bactérias, como Echericia coli e Salmonella, costumam não evoluir apenas com as medidas acima.

Caso haja persistência da febre e piora do estado clínico do paciente, procure atendimento médico para tratamento com antibióticos específicos.

Beijos e até a próxima!

 

Fonte – Lavoisier

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments