Poupar é o segredo para concretizar seus sonhos

Poupar para realizar o sonho

Poupar para concretizar o sonho

Olá amigas(os), a mulher moderna que aposta na carreira, hoje, quer ter a independência financeira.

Quando entra para o mundo do trabalho e começa a ganhar o próprio dinheiro, as jovens ficam mais propicias a gastar, no entanto, poupar é atitude imprescindível para impulsionar as conquistas ou mesmo auxiliar nos momentos de imprevisto.

O planejamento é primordial para que as mulheres entendam melhor a sua situação financeira. Planejar ajuda na correção de hábitos, como, por exemplo, o consumo por impulso.

Por pensarem no futuro da família e também em uma aposentadoria tranquila, algumas jovens têm optado por uma previsão de gastos. Esta atitude é essencial para que o orçamento mensal não ultrapasse o esperado, tornando possível atingir os objetivos com controle e segurança.

Ao elaborar o planejamento financeiro é preciso levar em conta os seguintes aspectos:

·         evitar dívidas;

·         realizar balanceamento de gastos;

·         garantir o prosseguimento de seus estudos;

·         evitar compras por impulso;

·         Fazer um orçamento para despesas fixas e variáveis;

·         adquirir um bem como  um imóvel ou automóvel;

·         Formar uma poupança rentável.

Quanto mais cedo, a jovem começa a poupar, maior será seu rendimento para a concretização de objetivos de curto, médio e longo prazo.

Um dos segredos para garantir esta poupança é determinar uma cota do salário como se fosse um imposto mensal a pagar. Assim, o beneficio estará garantido.

Além de propiciar uma condição na qual o jovem mantenha-se na escola e vivencie situações do mundo corporativo, o Programa de Aprendizagem é uma maneira de obter o primeiro trabalho e, assim, ter acesso à remuneração que esta atividade proporciona.

É neste momento que já se faz necessária uma postura madura com relação ao dinheiro e determinação para concretizar os planos pessoais e de carreira.

Há necessidade de um estímulo e orientação às jovens para que desenvolvam uma conduta mais planejada com relação à sua vida pessoal e profissional.

A Capacitação Básica para o Trabalho (CBT) é totalmente focada em despertar o espírito empreendedor e posturas compatíveis às exigências do mundo do trabalho, o curso é um grande diferencial na formação das jovens. “Depois que ingressei no Programa de Aprendizagem consigo estudar, estou tirando minha carteira de habilitação, ajudo minha família e faço curso de informática. Voltei a sonhar”, revela Carla Bonelli, Aprendiz Espro.

Um dos temas abordados durante a capacitação é a economia, desta forma elas ingressam no mundo do trabalho com noções básicas de como lidar com os rendimentos.  As jovens também participam de palestras relacionadas à Educação Financeira.

Nos Programas de Aprendizagem, nos quais as jovens têm oportunidade de crescimento pessoal e profissional, um dos primeiros passos é aprender a lidar com o salário. Como na CBT, nas aulas teóricas, realizadas no Espro, as Aprendizes discutem assuntos relacionados tanto a economia quanto a finanças.

Planejar exige paciência e força de vontade. Às instituições de educação cabe estimular esta prática e, às jovens, determinação para manter sempre o planejamento como foco em todos os aspectos de sua vida.

Nunca é tarde para aprender a lidar adequadamente com o dinheiro, para que ele seja sinônima de bem estar e não de stress.

www.espro.org.br .

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments