Como estar ecologicamente correto à partir de sua casa

coletor de agua de chuva

coletor de agua de chuva

Olá amiga(os), se cada um de nós fizer um pouco, podemos mudar a situação crítica em que nosso planeta se encontra. E isso pode começar bem simples e próximo de cada um de nós.

Hoje começaremos pelo jardim, perceba que algumas novas atitudes podem render economia a seu bolso e ainda promover economia de recursos naturais, confiram.

Hoje em dia vivemos num mundo em que se consegue qualquer coisa a qualquer hora e  em qualquer lugar. E quanto mais rápido melhor. Nosso mundo se tornou tão conveniente que estamos ficando mal-acostumados.

Cuidados com o gramado
Não é preciso exagerar no corte da grama e no tratamento do jardim; Mantenha seu gramado com 5cm de altura e não se preocupe em recolher as aparas. Você vai passar menos tempo cortando e varrendo, além de não ter que regar a grama com tanta frequência. Essas mudanças também propiciam a redução do uso de produtos químicos que, misturados à água, podem prejudicar peixes e pássaros locais.

Iluminação externa
Desligue as luzes quando elas não forem necessárias. Se possível, use timers ou sensores de movimento.

Irrigadores
Tente usar seus irrigadores de manhã cedo ou no começo da noite. O gramado precisa em média apenas 1 hora de agua por semana. No verão, o uso de agua nos jardins corresponde a 40% das contas de agua.

Para flores e jardins, use irrigação por meio de canos com pequenos furos e mangueiras em vez de irrigadores normais. Você pode economizar até 70% da água que usam normalmente,  porque a evaporação será mínima e apenas a base ds plantas receberá agua, em vez das folhas e galhos.

Mangueiras
Equipe a mangueira de seu jardim com uma trava automática, para evitar desperdício de agua quando a torneira estiver aberta e a mangueira não estiver sendo usada. Você poupará até 25 litros de agua por minuto. Se apenas 10% dos lares instalassem travas em suas mangueiras, e a redução na agua fosse de apenas 30 segundos por semana, a agua poupada encheria 128 mil banheiras por dia.

Piscina
Cubra sua piscina quando ela não estiver  sendo usada, e você vai diminuir a perda de agua por evaporação em 90%. Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e ao vento, perde aproximadamente 3.800 litros de agua por mês – o suficiente para matar a sede de uma família de quatro pessoas por aproximadamente um ano e meio.

Sensor de chuva
Pense em instalar um sensor de chuva para desligar seu irrigador automático durante e depois das chuvas. Dependendo do clima na sua cidade, o consumo de agua(e  a conta correspondente) pode ser reduzido em até 30% por ano.

Reuso de agua da chuva
Se você puder acomodar a agua da chuva num container fechado, afim de não criar o mosquito da dengue. Poderá usa-la para regar as plantas.

Bem, em breve apresentaremos outras dicas para a sua casa ficar mais econômica e quem sabe até sobrar um dinheiro para uma aplicação financeira em 2013.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments