A etiqueta empresarial pode influenciar muito em seu futuro profissional

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sucesso profissional

Olá amigas (os), hoje falaremos um pouco do nosso lado profissional. É comum as pessoas tratarem com estranheza o termo etiqueta empresarial, não tendo a real noção da importância que os profissionais de uma empresa possuam esse tipo de etiqueta. O impacto da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o crescimento de uma empresa.

Tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar prejuízos graves.

Dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas, no que a falta de etiqueta empresarial se mostra fundamental.

A etiqueta empresarial mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.

Todo profissional bem-sucedido sabe que é indispensável estar preparado para as mais diversas situações do convívio social. É a inauguração de uma unidade de trabalho, o almoço de negócios, jantares, viagens e inúmeras outras possibilidades que podem se transformar em oportunidade e conseqüente sucesso profissional ou um vexame, por não saber como se comportar adequadamente diante dessas situações.

Isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras – nem tão competentes assim – permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.

Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.

Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.

Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos,dúvidas, suspeitas e mal entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.

Assim, ela se resume à capacidade de escolher o comportamento correto perante o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas relações de negócios e para que se estabelecerão relações sólidas entre os clientes e colaboradores.

Essa preocupação deve abranger todo o contexto da empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem coesa de etiqueta empresarial.

O problema é fácil de detectar em uma empresa, entretanto, isso fica muitas vezes impossibilitado de resolver internamente porque a causa vem de cima, isto é, a própria diretoria não segue as normas de etiquetas empresariais. Um exemplo simples é quando um chefe chega a uma empresa e não cumprimenta seus funcionários.

Como esse pode querer que os colaboradores cumprimentem educadamente seus colegas ou mesmo os seus clientes se o seu superior não realiza esta ação no cotidiano?

Assim como numa família, o exemplo de etiqueta empresarial deve vir de cima, com o tratamento com respeito a todos os funcionários, com abertura ao diálogo, ao invés da postura imperativa que eram características dos executivos antigos e que pensavam apenas na produção limite de seus funcionários, não vendo que esses trabalhando felizes darão um retorno muito maior para empresa, que é a produtividade.

Mas como saber de necessidade de uma empresa de modificar isso dentro de sua empresa? O caminho correto é a contratação de um consultor em etiqueta empresarial que verá qual é a real necessidade da empresa e assim ministrará cursos para todos os colaboradores para que eles tenham as mesmas noções de etiqueta empresarial. O RH de uma empresa também possui papel fundamental nessa questão, pois, na hora da contratação deve fazer uma análise do futuro colaborador para saber se ele se adequa ou tem preceitos básicos para acompanhar a etiqueta empresarial da empresa.

Dicas de etiqueta empresarial:

  • Pontualidade é ponto de honra
  • Roupas discretas, sem modismos
  • Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica
  • Tenha sempre cartões profissionais disponíveis
  • Porta aberta não significa “entre”
  • Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele
  • Ao conversar olhe nos olhos
  • Aprenda a ouvir
  • Não se distraia durante a conversa
  • Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada. (Fonte – Catho)

Então, preste atenção a seu comportamento para chegar longe e ter sucesso profissional.

Beijos e até a próxima!

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