Dicas de cardápio para a Páscoa bem brasileira

Almoço de Páscoa

Foto - Inspirationforhome

Olá amigas, atendendo a pedidos, hoje vou dar umas sugestões de pratos deliciosos, fáceis e práticos de fazer, afinal, chega essa semana e começamos os preparativos para a Páscoa, mesmo que você vá passar na casa da cunhada, sogra, geralmente leva algo para ser apreciado nessa tradicional reunião familiar.

Se esse é o seu caso, ótimo, vou te passar umas sugestões de pratos deliciosos com ingredientes bem brasileiros, afinal, o Brasil está em alta e acho oportuno o momento de celebrarmos nossas riquezas.

Nessa semana, nos preocupamos com o cardápio da sexta(geralmente peixe) e a sustância(aquela comida mais elaborada) do domingo.

Nessa segunda fui a um evento do Pão de Açúcar, onde o peixe da Amazônia, conhecido como Pirarucu, agora salgado, pode tornar-se nossa versão de bacalhau.

Porém essa é apenas uma de nossas riquezas, os peixes, nossos rios e mares são repletos de espécies maravilhosas para preparo de pratos magníficos.

caju

caju

Além disso, temos nossas frutas exóticas, como o cupuaçu, graviola, açaí, cajá, mangaba, jabuticaba, tamarindo, caju, castanha de caju e Pará, enfim só de cita-las já começam a brotar uma infinidade de possibilidades gastronômicas.

prato principal

prato principal

Então nesse domingo de Páscoa que tal inovar e surpreender a família com sabores tipicamente brasileiros.

Comece definindo a entrada, prato principal e sobremesa. A seguir darei umas sugestões para te facilitar a escolha.

Entrada
Carpaccio de pupunha com um leve toque de pimenta rosa

Folha de endívia, salsão ou hortelã (se usar um não usa o outro), pimentão amarelo, frango defumado, creme de leite, requeijão.

Ovinhos de codorna num berço com pesto de manjericão e castanha de caju e do Pará

Prato principal
Peixe assado com frutas carameladas

Lombo com molho de geleia de tamarindo

Costeletas de porco assadas ao molho de mangaba

Sobremesa
Sorbet de cajá, calda de laranja e castanha do Pará em laminas.

Creme brule de tapioca com calda de geleia de jabuticaba

E pra tudo ficar com a apresentação de um chef de cozinha tenha a mão bisnagas (aquela tipo catchup das lanchonetes) para riscar e fazer desenhos no prato com os molhos, folhas de hortelã, sálvia, tomilho, tomate cereja, alcaparras, manjericão ou mesmo a boa e velha salsa, para dar um sabor extra e dar ao prato um ar mais elaborado.

Quanto as receitas, na internet encontramos facilmente uma infinidade de receitas, escolha a que se adéqua a seu orçamento e paladar da família, e de seu toque pessoal com as sugestões apresentadas.

Café
Pão de queijo
Broinha de castanha de caju
Bombocado com uma lamina de castanha do Pará

Decoração
Como o dia é de Páscoa, de uma procurada pela casa de enfeites em formato de ovo, coelho, enfim, curta esses momentos em família, afinal esses sim  ficam guardados pra sempre se  nossos corações.

Se não tiver nenhum enfeite desse tipo  compre uns ovos  e coelhos de diferentes tamanhos de chocolate e distribua-os na mesa, no caso dos ovos, retire a embalagem,  deixe só o ovo de chocolate em pé na base de plástico que vem na embalagem.

Nesse dia uma boa toalha branca e flores coloridas, dão o toque de alegria e comemoração da data.

Beijos e Feliz Páscoa!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments