Cuidado na armazenagem e transporte de carnes do churrasco de férias

churrasco

churrasco

Olá amigas (os), nessa época em que acordamos com dias ensolarados e maravilhosos, logo pensamos em reunir a família ou amigos e fazer aquele churrasco na casa de praia ou campo.

Mas como estamos no verão, precisamos redobrar os cuidados na hora de comprar, transportar, armazenar e manipular as carnes para evitar a contaminação e intoxicações alimentares.

O primeiro passo para evitar problemas, é observar a limpeza, a organização do ambiente e a higiene dos atendentes do açougue.

Observe também se o local apresenta condições adequadas para conservação dos alimentos oferecidos, como as peças de carne são expostas, a temperatura.
Observe também se os funcionários usam uniformes, se as carnes são acondicionadas em local limpo, se utilizam tábuas de madeira (que é proibido) e se é realizada a desinfecção do local adequadamente.

Outra dúvida bastante comum na hora da compra é referente ao tempo que as carnes podem permanecer fora de refrigeração depois de saírem do açougue.

Existem tempos e temperaturas ideais para manter os alimentos, mas é difícil de mensurar pois as pessoas não têm costume de ter um termômetro. O ideal é que as carnes sejam levadas rapidamente à geladeira ou ao freezer.

O melhor é fazer tudo que tiver de fazer e deixar por último o açougue, encurtando esse tempo do alimento fora da refrigeração.

Com o calor que está fazendo, outra dica importante é, quando for ao açougue, leve sempre uma caixa ou sacola térmica, ou até mesmo um isopor com placas de gelo para tentar manter as características do alimento. E nunca deixe a carne dentro do carro fechado enquanto realiza outras tarefas na rua.

Como armazenar em casa
Se o alimento for preparado para o mesmo dia ou para o dia seguinte, pode ser mantido em geladeira, mas se for consumido em dias subseqüentes é preciso estocar no freezer.

Dependendo do tamanho da peça da carne ou frango esse pode ser separado em porções menores, etiquetados e  armazenados. Visto que um alimento descongelado não pode retornar ao freezer para um recongelamento.

Na hora de cortar a carne, tenha a mão uma tabua e faca adequada e especifica para carnes, evitando assim a contaminação cruzada, que acontece quando manipulamos na mesma tábua, carnes e em seguida folhas ou alimentos que consumiremos crus.

Além da preocupação que temos com a temperatura, devemos preservá-las protegida de insetos e moscas, que geralmente instalam seus ovos, dando origem aquelas larvinhas nojentas, próprias de alimentos inadequados ao consumo.

O cheiro ruim da carne é conseqüência da proliferação de bactérias na carne, as bactérias lançam gases que oxidam e dão origem ao cheiro desagradável.

Existem alguns açougueiros que usam vinagre, certas misturas, corantes ou temperos até para enganar o consumidor, do cheiro ruim da carne.

Lembre-se todo cuidado é pouco no caso de manipulação de carnes para o consumo humano e principalmente para o sucesso do churrasco.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments