Quer uma ajuda na hora de escolher e manter uma coifa na sua casa

Coifa ou depurador

Coifa ou depurador

Olá amigas (os), hoje tentaremos algumas leitoras a definir qual o modelo adequado a sua necessidade. Nunca esse equipamento esteve tão naturalmente inserida em nossa casa, a coifa está em franca ascensão, porém é importante que o consumidor esteja atento às dicas para comprar um produto que atenda às suas necessidades.

Coifa x Depurador de ar
Antes de escolher o melhor produto, é importante entender a diferença entre uma coifa e um depurador de ar.

A principal diferença está na performance e estética entre os modelos.

O depurador suga o ar, filtra-o e o envia novamente para o ambiente onde o produto está instalado. Além desta função, a coifa ainda permite que o ar seja expelido para fora da residência, por meio de dutos.

Na hora da compra, deve-se levar em consideração a frequência de uso do produto. Se for um uso mais contínuo e com maior nível de frituras, recomenda-se a coifa por seu maior poder de sucção. Se o uso for menos intenso e esporádico, recomenda-se a utilização de um depurador. Além disso, há a preferência pela estética, que pode influenciar na escolha.

Preocupação com a instalação?
Há alguns cuidados e detalhes quanto ao local de instalação que devem ser observados na hora da montagem do produto.

É necessário respeitar a distância entre o fogão e da coifa recomendada no manual de instruções de cada produto. Caso as medidas mínimas sejam diferentes, deve-se optar sempre pela maior. Essa distância é necessária para evitar danos ao produto e perda de eficiência de sucção.

Além disso, deve-se considerar também o espaço disponível na residência, visto que a coifa tem um formato diferenciado e possui um duto estético, imprescindível para o funcionamento.

O ponto de energia deve ficar longe da chama do fogão. No caso das coifas de ilha, a tomada deve estar no teto.

Para as coifas de parede e depuradores de ar, deve-se avaliar a resistência da parede, em especial ser for dry wall. Em se tratando dos modelos de ilha, o teto deve suportar o peso do produto.

Recomendamos também que o consumidor entre sempre em contato com o serviço autorizado da marca adquirida, que conta com técnicos capacitados para fazer a instalação.

Manutenção e limpeza da coifa
É recomendado que os consumidores sempre leiam os manuais de instrução antes do uso, para que a limpeza e manutenção do produto sejam feitas de maneira correta, garantindo a vida útil da coifa. Confira algumas orientações importantes:

Ao limpar a coifa, é preciso utilizar produtos neutros, flanelas e esponjas macias. Uma limpeza incorreta pode danificar a superfície e tirar o brilho do produto;

  • os filtros devem ser limpos sempre que houver acúmulo de gordura e oleosidade ou a cada dois meses. Os modelos mais modernos indicam quando a sujeira está acumulada, o que facilita a limpeza;
  • os filtros de alumínio ou metálicos podem ser lavados máquina de lavar louça à temperatura baixa e no ciclo curto. Vale lembrar que ao serem lavados na lava-louças, os filtros de gordura metálicos podem descolorir, porém a capacidade de filtragem permanece inalterada;
  • no modo depurador, há o filtro de carvão ou carbono ativado, que absorve os odores produzidos durante o cozimento. Nos modelos mais antigos, eles não devem ser lavados e nem recarregados, pois têm um limite de absorção de odores, devendo a troca ser feita a cada quatro meses, no máximo. Já nos mais atuais, é possível limpá-los na lava-louças, com água quente.

Diferentes tipos de coifas
O consumidor tem diversos modelos à sua disposição. O que vai determinar a escolha é o modo como ele quer que sua cozinha fique para o preparo das refeições e a disposição do fogão ou cooktop.

Ilha – é ideal para quem quer ter os amigos em volta enquanto cozinha, transformando o ato de cozinhar em uma oportunidade de aproveitar companhias agradáveis.

Parede – é ideal se o consumidor tem uma bancada encostada ou se o fogão fica contra a parede, este modelo é o ideal.

Bem agora é analisar as dicas e decidir o que vai atender às suas necessidades.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments