Sono reparador influi na disposição, bem estar e produtividade

Dicas para ter um sono reparador

Dicas para ter um sono reparador

Olá amigas (os), mesmo no inverno, nem sempre é fácil encontrar o caminho do sono tranquilo e reconstrutor.

Para encontrar esse sono reparador, alguns cuidados são necessários.

Para começar, evite agitações antes de dormir. Isso inclui discussões, preocupações e até conversas muito animadas. Nada de doces, refrigerantes e café.

Procure deixar a cortina aberta para que a luz do sol possa iluminar o quarto ao amanhecer. A claridade natural irá ajudar a regular seu relógio biológico, além de ser bem mais agradável que o som irritante do despertador.

Pratique um exercício físico pela manhã. Não precisa ir à academia, basta alongar o corpo ou fazer uma caminhada de 20 ou 30 minutos. A atividade ajuda a acordar o metabolismo. Fazer exercício a noite não é recomendado, isso também te deixará agitado e afastará o sono.

Capriche no café da manhã. Tão importante quanto acordar de forma natural é se alimentar bem. Inclua frutas e cereais integrais na principal refeição do dia. Fibra é uma ótima forma de conseguir energia para as atividades do dia, além de ajudar o sistema digestivo a funcionar melhor. Não tenha pressa, nada de ir comendo só uma maçã pela rua.

Alguns chás para dormir de ervas naturais podem ajudar a combater a insônia.

Porque não optar por um boa xícara de chá para dormir antes de ir para a cama? O chá existe há mais de 2 mil anos, é uma bebida bastante natural e saborosa consumida como uma bebida terapêutica que trás benefícios para a saúde.

A infusão de algumas ervas pode ser uma forma muito simples, prática e eficaz para provocar o sono, porém não é qualquer chá que serve para induzir o sono, alguns atuam como estimulantes e têm exatamente o efeito contrário…

Cuidado com a quantidade de líquidos ou comida no estômago, pois em excesso pode causar mal-estar e atrapalhar o sono.

Existem inúmeras variedades de plantas, folhas, ervas, etc., que se pode utilizar para fazer chás para dormir e combater a insônia, mas o que importa aqui são aquelas que nos provocam o sono.

O chá natural pode ser um aliado do sono, mas existem algumas plantas, que mesmo que sejam naturais, só deverão de ser utilizadas com indicação médica, pois embora sejam naturais, poderão interferir no metabolismo do organismo e pode haver risco de interação com antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outra medicação que atue no sistema nervoso.

Por outro lado, também há outras plantas que podem ser utilizadas para fazer chá que não têm qualquer restrição para que sejam consumidas em forma de chá, estas plantas atuam como calmantes, como é o caso do famoso chá de camomila que é o mais conhecido como um chá para dormir e calmante para tratar a insônia. O chá de camomila contém um aminoácido que relaxa o sistema nervoso e atua como tranquilizante natural. Como alternativa à camomila ainda existem outras plantas com efeitos semelhantes como é o caso da passiflora e da erva-cidreira.

Outras sugestões de chás para dormir que servem de calmantes são combinações de laranja com hortelã marroquina, maçã com camomila ou maracujá com pêssego e mel. Qualquer chá tem uma preparação fácil. Basta colocar água a ferver, juntar um pouco da planta da qual pretende fazer o chá e esperar entre 5 a 10 minutos. Quando servir o chá, se achar que precisa juntar algo para adoçar (como é o caso do açúcar), é aconselhável que use o mel no lugar do açúcar.

Coma banana com mel e aveia antes de dormir, pois ajuda a liberar tripofano, que é um percursor da serotonina e melatonina (substâncias ligadas ao sono). Assim, a qualidade do sono é maior e a ação das plantas pode ser potencializada.

Um produto natural, muito conhecido que poderá ser tão importante como a camomila no efeito de calmante, é a tão conhecida alface! Exato, a alface que é tão utilizada na salada, pode ser útil para tratar as insônias

Todos nós conhecemos a alface, o que grande parte da população não deve de saber é que a alface atua como um calmante natural de grande eficácia!

Além de tratar casos como insônias, também é importante no tratamento do nervosismo ou ansiedade.

Quando há aquele nervosismo, ansiedade, ou até mesmo insônias, o primeiro chá que nos vem à cabeça é o de camomila, mas saibam que a alface poderá ser utilizada em forma de chá como calmante, mais precisamente o talo da alface.
Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber. Simples assim.

Beijos e até a próxima!

 

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