Quer colar algo e não sabe qual a cola ideal, confira as dicas.

Regras:

Não colar se ambas as partes não estiverem, secas e sem resíduos de graxa (material oleoso) ou poeira.

Não colar sempre que o ambiente esteja muito úmido ou muito frio. A temperatura ambiente ideal é entre 15 e 25 graus.

Ler as recomendações de fabricante e segui-las a risca, eles já fizeram muito mais experiências com a cola que nós… eles sabem o que dizem !

Respeitar as normas de segurança especificadas nas embalagens é fundamental!

Não esquecer que a maioria das colas são inflamáveis, algumas são tóxicas e podem irritar a pele e os olhos, trabalhe sempre em lugar ventilado e longe do fogo.

Qual será o segredo para um líquido, aparentemente simples, colar os mais variados objetos? Estamos falando da cola que usamos para consertar algo quebrado, elaborar ou enfeitar.

A escola é o lugar onde temos nosso primeiro contato com a cola, quem não se lembra daquelas colagens coloridas de flores, animais, letras do alfabeto, típicas das primeiras séries da educação infantil?

Tipo de colas:

Cola Branca (PVA – Acetato de Polivinil)- À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas.
Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.
Tempo de secagem: 30 minutos a 1 hora
Tempo de cura: 18 a 24 horas

Cola Amarela (Resina alifática ou Cola de marceneiro)- Líquido de coloração amarelada semelhante à cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e à água. Tempo de secagem: 30 minutos
Tempo de cura: 12 a 18 horas

Cola de Contato (Cola de sapateiro)- Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos.
Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes.
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de cura: 5 horas
Observação: Possui substâncias tóxicas. Não deve ser utilizada em ambientes fechados

Cola quente
Cola em forma de bastão aplicada com pistola com fonte elétrica. Possui secagem rápida e é recomendada para materiais porosos. Muito prática para reparos rápidos, mas deixa certo volume.
Tempo de secagem: 10 a 45 segundos
Tempo de cura: 24 horas

Cianoacrilatos (Cola instantânea)- Cola aquosa de secagem rápida. Reage com a umidade microscópica encontrada em qualquer superfície. Possui uma liga muito forte e é recomendada para uso em materiais como o metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha. Não é recomendável a aplicação em superfícies flexíveis por formar uma camada rígida ao secar.
Tempo de secagem: alguns segundos
Tempo de cura: 1 a 2 dias
Observação: Cola quase tudo e muito rápido. Tome cuidado. Em caso de colar os dedos, utilize acetona.

Cola ou Selante de Silicone- Forma uma liga forte e muito resistente à água e a altas e baixas temperaturas e permanece flexível após a secagem. É recomendada para o uso em metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plásticos e cerâmica.
Tempo de secagem: 4 horas
Tempo de cura: 24 horas

Adesivo epóxi- Adesivo composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc.
Tempo de secagem: 12 horas
Tempo de cura: 2 dias
Observação: Possui substâncias tóxicas que podem causar irritação nos olhos e pele.

Cola plástica ou Solvente- Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil.
Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado.
Tempo de secagem: 10 minutos
Tempo de cura: 24 horas
Observação: Cuidado ao aplicar em alguns plásticos.

Cola isopor COLA EPS (ISOPOR) é um adesivo multiuso de alto desempenho, desenvolvido para aderir (juntar, unir) o EPS (isopor) sobre qualquer substrato, sem a necessidade de qualquer outro artifício. Depois de curado (seco) possui uma alta força de adesão e flexibilidade, que evita o rompimento das peças unidas, inclusive rachaduras. Não se trata de cola de contato, portanto é de fácil manuseio, também não escorre podendo ser pintado após seco.
Ideal para construção de câmaras frias, isolamentos termo-acústico, proteção térmicas, outros… Dificilmente você encontrará no mercado um adesivo com tal poder.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Sobre o post



Comentários

Powered by Facebook Comments