O sono feminino é diferente do sono masculino?

Sono diferente da mulheres

Homens e mulheres, sono diferente

Olá amigas(os), embora pertençam à mesma espécie, já foi constatado cientificamente que as diferenças entre homens e mulheres não se restringem à constituição física.

Pesquisas apontam características psicológicas e aptidões próprias de cada sexo, determinadas pelos circuitos cerebrais e pelos hormônios, que motivam determinados comportamentos e o modo de pensar de cada um.  Enfim, homens e mulheres vivem em universos distintos, com valores e regras muito particulares.

Entre homens e mulheres também existem diferenças relevantes nos hábitos e padrões relacionados ao sono. De acordo com estudo realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as mulheres levam mais tempo para adormecer, no entanto, a duração do sono profundo é mais longa. Já os homens permanecem mais tempo nos estágios iniciais do sono, que são menos reparadores.

Outro ponto considerável na ala masculina é quanto ao maior índice de distúrbios como o ronco e a apneia (interrupção da respiração), geralmente em decorrência do sobrepeso ou de disfunções respiratórias e musculares.

Os pesadelos também são elementos curiosos entre os sexos. Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais propensas a terem sonhos ruins. Além disso, elas têm alterações hormonais que prejudicam o sono normal, como o período menstrual, a menopausa e a gravidez.

Já os homens apresentam maior incidência de movimentos involuntários de pernas durante a noite e mais sonolência diurna”.

Uma noite mal dormida também surte efeitos diferentes em homens e mulheres. Estudo realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono e publicado no periódico Sleep, relatou que a má qualidade do sono impacta diretamente na variação do apetite. Enquanto homens tendem a ter a comer em excesso, as mulheres demoram mais para sentirem que comeram o suficiente, o que também pode gerar disfunções alimentares consideráveis.

Conhecer estas particularidades é essencial para se garantir horas de sono realmente reconfortantes e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo.

A utilização de travesseiros adequados, em altura e suporte apropriados ao biótipo e postura ao dormir, também podem contribuir para um sono mais reparador.

Com o corpo confortável e relaxado, homens e mulheres podem obter um sono mais rápido e mais profundo, o que proporcionará mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments