Fique de bem com a balança no inverno, se alimentando corretamente

Cuidados para não ganhar peso no inverno

Substituição de alimentos, fique de bem com a balança

Olá amigas, não há como negar, o inverno chegou, o que não se pode repetir é a triste constatação no final dele, o aumento de peso, afinal é nessa época em que nosso corpo consome mais calorias para manter a temperatura corpórea.

É comum ouvir, que no inverno muitas pessoas descuidam da alimentação e acabam exagerando no consumo de massas, pães e doces. Com as baixas temperaturas a sensação de fome aumenta, porém a preocupação de manter uma dieta balanceada não pode ser deixada de lado.

Pensando nessas situações, especialistas explicam por que muitas vezes as pessoas sentem mais fome nessa fase do ano, no inverno o nosso corpo tende a trabalhar mais para manter a temperatura corpórea devido à baixa temperatura externa. Sendo assim, o gasto energético torna-se maior e automaticamente a fome surge como uma solicitação de ajuda do organismo em obter substrato para fonte dessa energia.

Muitos acreditam que devido a essa “vontade de comer” acabam ganhando peso no término da estação. Segundo nutricionistas, o aumento de peso pode estar associado ao exagero no consumo de alimentos calóricos em conjunto com a falta de prática de atividades físicas.

O inverno é uma estação excelente para iniciar ou seguir uma dieta balanceada, pois é propícia para a perda de peso. Se pensarmos fisiologicamente é a estação do ano mais fácil emagrecer, pois, neste período naturalmente o organismo tende a gastar mais energia para a manutenção da temperatura corpórea.

Mesmo sendo uma estação que favorece àquela típica falta de coragem, é importante ressaltar que a ausência de exercícios físicos também colabora para a sensação de preguiça, causando o efeito psicológico de desânimo.

Portanto a prática regular de atividade física tem um papel fundamental na perda de peso independente da estação.

Outra característica marcante do inverno é aquela vontade incontrolável de comer chocolate. Nessas situações, além de ser uma ótima fonte de energia, o consumo do chocolate aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por elevar o humor e produzir sensação de bem estar. Contudo é importante dosar a quantidade devido ao valor calórico.

Uma boa opção é optar pelo “doce” da fruta sendo o caqui, uma excelente opção, pois além do sabor doce acentuado, possui alto teor de vitamina A. É importante observar que a vontade de comer doce pode estar associada à baixa taxa de serotonina e neste caso, alguns alimentos fontes de triptofano, um aminoácido essencial que combate aos efeitos da falta de serotonina pode ajudar.

Complemente com as opções: carnes magras, peixes, leites e derivados desnatados, queijo branco, nozes e leguminosas.

Para quem busca uma dieta balanceada, em primeiro lugar é importante saber que se deve comer de 3 a 5 vezes ao dia, para evitar picos de fome e a sobrecarga calórica em apenas uma refeição. Nesta fase, o ideal são refeições e alimentos que auxiliam no efeito de saciedade: alimentos integrais, frutas assadas, caldos de legumes e chás que aquecem o corpo também.

Alimentos fonte de proteínas de origem “magra” também é uma boa pedida devido conterem triptofano.

Sopas, caldos e fondues são muito bem vindos no inverno. Para uma opção saudável, seguem algumas dicas de como reduzir as calorias destas preparações:

–          Sopas e Caldos: Opte sempre por muitas verduras e legumes, repolho, salsão, aipo, brócolis, espinafre, couve manteiga, cenoura, chuchu, escolha somente 1 fonte de carboidrato por preparação, ou seja, escolha entre batata, mandioquinha, cará, mandioca, dentre outras. Na opção de preparar um creme, substitua o leite integral por desnatado, acrescente às sopas, mussarela de búfala, queijo branco ou tofú.

–          Fondues light: Carne: utilize sempre carnes magras e o óleo pode ser substituído por água. Queijo: utilize queijo cottage e cream cheese em substituição aos tradicionais, pode ser consumido com tomates cereja e pão integral. Chocolate: Utilize o creme de leite light e a proporção de chocolate meio amargo maior em relação ao chocolate ao leite e consuma com frutas.

Não se esqueça de intensificar o consumo de chás, sucos e águas. A hidratação é muito importante em todas as estações do ano!

Beijos e até a próxima!

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