Cuidados com a alimentação no Carnaval

Cuidados com a alimentação no Carnaval

Curta o Carnaval com saúde e disposição

Olá amigas(os), o Carnaval está ai, para quem vai cair na folia, nunca é demais lembrar a respeito da importância em manter-se hidratado e bem alimentado.

Nessa época recomendamos alimentos ricos em carboidrato para repor rapidamente o gasto energético elevado e muita água para não desidratar

Alguns cuidados básicos com alimentação e hidratação são fundamentais para garantir a boa saúde e bastante disposição aos dias de folia no Carnaval. O clima de festa que se estende por pelo menos quatro dias seguidos costuma reunir um gasto energético acentuado, calor e consumo de bebidas alcoólicas. Essa combinação pode levar a quadros de desidratação e fadiga, encerrando a festa antes da hora.

O primeiro passo é manter o corpo hidratado. Muito líquido é perdido com o calor, com atividades físicas (dança e caminhadas) e consumo de bebidas alcoólicas, que têm propriedades diuréticas.

O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar).

Além disso, o corpo pode ser hidratado pelo consumo de frutas ricas em água, como melão, melancia, laranja, limão e caju. As frutas hidratam e também representam uma fonte de energia rápida, proveniente da frutose (açúcar da fruta).

Um erro comum no Carnaval é pular refeições ou substituí-las por petiscos gordurosos, como frituras.

Nos dias de carnaval os foliões tem um gasto energético elevado, por isso é importante não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições alimentos ricos em carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão, cereais entre outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, e as fibras vão dar saciedade.

Alimentos de ambulantes: Durante os quatro dias de folia é muito importante ter cuidado com os alimentos vendidos na rua, pois podem estar em temperaturas inadequadas para sua conservação. Prefira um sanduíche com pão integral e recheios leves, como peito de peru, frango, atum, queijo branco, ricota ou queijo cottage. Inclua verduras e legumes (alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, tomate etc.) e complete com um suco de fruta natural.

Cuidado com a hidratação: Quando a atividade física é intensa são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, pode-se consumir bebidas isotônicas que repõem de forma rápida os minerais e os líquidos no organismo. É muito importante cuidar do corpo de maneira geral antes de cair na folia. Por isso, hidrate-se de forma adequada e alimente-se bem para garantir um ótimo carnaval.

Dicas importantes para quem pretende cair na folia neste Carnaval:

– Faça pelo menos 3 refeições principais durante o dia – café da manhã, almoço e jantar.

– Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos. Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas;

– Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais;

– Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas;

– Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de fruta, água de coco e isotônicos, antes, durante e depois da folia.

Ah, e lembrem-se SE BEBER NÃO DIRIJA, pegue um taxi. A lei seca está mais rígida e a festa não pode terminar na delegacia.

Beijos e boa festa!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments