Alerta aos pais sobre o perigo do peso da mochila dos estudantes na volta às aulas

mochila de costas ou de rodinha

mochila de costas ou de rodinha

Olá amigas(os), sabia que o uso de mochilas pesadas pode agravar o quadro de escoliose no seu(sua) filho(a)?
Ano letivo começando e renova-se a dúvida dos pais em relação a escolha da mochila ideal para os filhos. Afinal, mochilas muito pesadas, podem causar graves lesões nas costas da criança ou do adolescente.

Os pais precisam estar atentos ao peso da mochila do filho. Eles devem orientá-los a carregar a mochila com a coluna mais ereta possível para tentar minimizar os males que o excesso de peso e a má postura na hora de carregar a mochila podem causar. O excesso de peso carregado nas mochilas favorece no desenvolvimento dos desvios de coluna como a escoliose e a cifose.

Há necessidade de fazer pelo menos uma vez o percurso que seu filho faz até chegar na sala de aula, muitas vezes muitas escadas, podem inviabilizar o uso de mochilas de rodas. A menos que sejam daquelas que tem além das rodinhas as alças para colocar nas costas.

Essas mochilas causam uma sobrecarga na coluna vertebral e a má postura destas crianças provoca dor. Caso esta má postura se mantenha por um determinado período há uma reação antálgica para compensar e diminuir a dor.

As mochilas de rodinhas são melhores para evitar a sobrecarga de peso na coluna das crianças e isso já para aquelas que estão no período de alfabetização.

O ideal seria que as escolas disponibilizassem armários evitando o transporte desnecessário de material que não fosse utilizado aquele dia em casa e que muitas vezes corresponde a mais da metade do peso da mochila.

Caso a escola não possua esses armários o recomendado é comprar uma mochila de rodinhas, para não que não haja uma sobrecarga na coluna da criança.

É preciso alertar e evitar que a criança e o adolescente carregue a mochila de um lado só, pois isso causa má postura.

As alças superiores devem vestir uma em cada ombro e o limite inferior deve ficar na altura do quadril.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments