Ainda dá tempo de ficar em forma para o Verão

Correndo atrás da forma perfeita

Correndo atrás da forma perfeita

O Verão já está chegando e todo mundo quer ficar em forma, para desfilar na praia ou no clube. Para quem cuidou do corpo durante todo o ano, esta é a hora de exibir os resultados. Mas, para outros nem tão regrados, é preciso correr atrás do prejuízo!

A boa notícia é que, com muita determinação, controle da alimentação, prática de atividade física e hidratação, ainda da tempo de perder os quilinhos a mais e ficar em dia para aproveitar a estação mais quente do ano. Basta ter força de vontade e começar.

O primeiro passo é iniciar a prática de atividade física por, pelo menos, uma hora por dia, durante cinco dias na semana. Opte por exercícios aeróbicos, como: caminhada, passeio de bicicleta, natação, dança, entre outras, que aumentam a frequência cardiorrespiratória, promovendo a queima calórica

Aliado à atividade física, é necessário cuidar da alimentação, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos. O ideal é procurar um nutricionista ou endocrinologista, para fazer uma reeducação alimentar.

Entretanto, pontuam as educadoras físicas, antes da realização de qualquer atividade física, é preciso alimentar-se adequadamente e nunca fazer exercícios com estômago vazio.

Quando ficamos muito tempo sem comer e realizamos qualquer atividade física, o organismo vai buscar nos músculos, a energia necessária para a atividade, queimando, assim, a massa muscular, ao invés da gordura. Por isto, devemos nos alimentar uma hora antes de qualquer atividade física.

Além dos cuidados com a alimentação, as educadoras físicas alertam para a importância da hidratação adequada. Ao malhar, perdemos muito líquidos e minerais, que precisam ser repostos automaticamente. A falta de hidratação causa diminuição considerável do rendimento durante o exercício.

Para praticar exercícios, opte por roupas confortáveis, além de tênis com solado antiderrapante, confortável e firme nos pés. Procure a orientação de um profissional de educação física para conferir os movimentos, a carga ideal para cada pessoa e, ainda, corrigir a postura, a fim de eliminar possíveis lesões

Medicação para impulsionar os resultados
Para agilizar os resultados, muitas pessoas fazem o uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer, ou de suplementos alimentícios para ganhar massa muscular. No mercado, existem diversas marcas desses produtos, que prometem reduzir, drasticamente, o peso em pouco tempo e ou conferir mais definição ao corpo.

Esses produtos oferecem riscos à saúde e devem ser prescritos por nutricionistas ou endocrinologistas, que avaliarão, quadro a quadro, a necessidade, ou não, do uso.

O excesso de suplementação acarreta em sobrecarga hepática, renal, desidratação, perda de cálcio e gota, além de efeitos gastrointestinais, como diarreia e edema abdominal. Já, os remédios para emagrecer podem causar dependência, desmaio, agitação, aumento da pressão arterial, convulsão e até derrame cerebral e infarto.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments