A massagem relaxa, harmoniza e melhora a saúde como um todo

Quem conhece não dispensa, e quem nunca experimentou, não sabe o que está perdendo. A massagem é um dos melhores presentes que se pode dar ao corpo, afinal com ela se experimenta a verdadeira tradução do que é relaxar e se cuidar. Afinal ela não é só boa para o corpo, mas para a mente também.

Além de relaxar, a técnica reduz a tensão muscular, melhora a circulação e aumenta a elasticidade dos tecidos.

O estresse nos estudos, a correria do cotidiano e o excesso de exigências profissionais e pessoais deixam qualquer um exausto e quem sofre as conseqüências é o organismo.

O sedentarismo potencializa estes efeitos que prejudicam a saúde em geral. Para melhorar a disposição e beneficiar o corpo uma boa massagem é a solução.

A massagem é uma terapia holística, que causa efeitos no corpo e na mente. A técnica envolve a manipulação e a mobilização de tecidos referentes aos tendões, articulações, músculos, ligamentos e pele e é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema linfático.

É um dos recursos fisioterápicos mais antigos e constituem a abordagem manual da profissão dos terapeutas. Cada gesto tem um resultado diferente.

Com as mãos o terapeuta estimula de forma mecânica os tecidos moles, causando efeitos no sistema circulatório e estimula os receptores nervosos cutâneos, dos músculos, articulações e tendões resultando em relaxamento e tonificação.

A massagem também tem efeitos de drenagem nas vias respiratórias e previne a formação de aderências do tecido conjuntivo após cicatrizações.

Estudos indicam que a massagem pode aumentar em até 15% a oxigenação no sangue, ao estimular os nervos que suprem os órgãos internos, pois os vasos sanguíneos ficam dilatados.

O ritmo da pressão aplicada determina um aumento maior ou menor no fluxo sanguíneo e tem efeitos sobre a movimentação da linfa, líquido que drena as impurezas e resíduos para fora das células do tecido.

Cada gesto ou forma de manipulação no paciente tem um nome específico, que indica a maneira como o terapeuta vai atuar e quais serão os resultados. Fricção, deslizamento superficial, deslizamento profundo, amassamento, vibração, percussão e muitas outras manobras constituem a massagem. Umas implicam em efeitos mais intensos em um ou outro sistema do organismo.

Um dos grandes benefícios da massagem é a redução da tensão muscular, a técnica afeta os músculos de todo o corpo e os ‘solta’ as regiões que estão endurecidas. A tensão muscular reduz a circulação sanguínea e linfática na área afetada, por isso a importância da massagem. A massagem ainda aumenta a mobilidade e amplitude de movimento das articulações, já que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, acalma o sistema nervoso, melhora o aspecto da pele, melhoram a digestão e função intestinal e alivia as dores agudas e crônicas.

A massagem também pode estimular os tecidos musculares que estão fracos e flácidos, os resultados são uma melhoria integral da saúde do organismo e o aumento na qualidade de vida.

Tipos de massagens

Terapêutica: serve para disfunções e tratamentos de dores.

Preventiva:
é para relaxamento.

Desportiva:
serve para recuperação e relaxamento.

Estética:
embelezamento.

Massagem clássica terapêutica: ela é feita em determinada região e serve para aliviar as dores do musculoesquelético.

Terapias das pedras quentes: ela é feita com pedras vulcânicas e sedimentares, serve para beneficiar o organismo, relaxar a musculatura e equilibrar as energias do corpo.

Reiki: ela é feita com a transmissão de energia pela simples imposição das mãos na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. Essa massagem serve para aliviar o stress, na cura de ferimentos, queimaduras, cortes, TPM, dor de cabeça, depressão, angustia, dores na coluna e síndrome de pânico.

Shiatsu: ela atinge os pontos e trabalha com acupuntura. Seu beneficio é de relaxamento, liberação dos pontos de tensão, energização e melhorar os órgão internos.

Massagem para Gestante Pós-parto
Essa massagem ameniza o aparecimento de estrias, as dores nas costas, disposição para as atividades diárias e profissionais, evita os edemas, as síndromes compressivas e as varizes.

Reflexologia: estimula os pontos dos pés e região, através da pressão, da massagem e das fricções. Ela estimula da circulação sanguínea, promove um reequilíbrio nos órgão e oxigena o organismo.

Massagem relaxante: é utilizado óleo aromatizante com um movimento mais leve. Os benefícios dela são para relaxamento, combate a má circulação, anti-stress, combate a irritabilidade e falta de concentração.

Massagem Linfática
Essa massagem promove a drenagem dos vasos linfáticos. Indicados para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços, para gestantes nos seu terceiro mês de gravidez.

Que tal se organizar e experimentar algum tipo de massagem, tenho certeza, seu corpo agradecerá.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments