Como se formam as varizes?

Desconforto das varizes

Desconforto das varizes

Olá amigas(os) nos dias atuais dificilmente encontramos alguém que não sofra com as varizes. As varizes são veias dilatadas, coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos, tortuosas e doloridas que surgem nas pernas e atingem, com mais frequência, as mulheres.

São causadas pelo acúmulo irregular de sangue, que ocorre quando as válvulas presentes no interior das veias não se fecham adequadamente, permitindo o refluxo.

Entre os principais fatores para o seu desenvolvimento estão o hereditário, quando há casos na família e o hormonal, quando a mulher se encontra no período gestacional ou faz uso prolongado de anticoncepcionais. A obesidade e o tipo de trabalho (pessoas que trabalham muitas horas em pé ou na mesma posição) também são agravantes.

Outro fator importante é o hormonal. Durante as gestações, há uma maior liberação de hormônios, o que pode ocasionar diminuição do tônus da parede venosa.

No final da gestação, a compressão do útero grávido sobre veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos comprovando a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes.

O uso prolongado de anticoncepcionais e outros tratamentos hormonais também são fatores agravantes.

Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

Varizes não costumam provocar complicações mais graves. Nos casos mais sérios, entretanto, para evitar dores, inchaço e problemas de pele, alguns cuidados devem ser tomados:

* Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;

* Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;

* Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;

* Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.

Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas são os sintomas mais freqüentes, mas podem ocorrer também, ardência, edema (inchaço), câimbras ,e dormência e áreas de pele inflamada com prurido (coceira)… São mais acentuados no final do dia, em dias de temperatura elevada.

Consulte um angiologista para saber como anda a saúde das suas veias e qual o tratamento mais adequado para você.

A cirurgia de varizes geralmente é feita sem internação hospitalar e tem um ótimo resultado estético e a cirurgia com laser é outro método que pode ser utilizado

O tratamento mais utilizado para microvarizes, ou telangiectasias, é a escleroterapia, através de injeções de medicamentos. A escleroterapia com espuma é outra opção mas ainda necessita estudos mais aprofundados.

Outra opção é a utilização do Laser. Todavia, o método tem limitações por ser dispendioso, devido ao alto custo dos aparelhos, e porque pode ocasionar manchas hipocrômicas (brancas) na pele.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments