Conheça como surgiu a maquiagem

Indispensável para a auto-estima da mulher

Indispensável para a auto-estima da mulher

Olá amigas(os), considerada hoje item básico na bolsa feminina, para as primeiras civilizações a maquiagem era essencial para proteger os olhos ou até mesmo cerimoniais religiosos

Segundo estudos de arqueólogos, por volta de 3000 a.c, os egípcios já utilizavam produtos nos olhos, sendo eles a primeira civilização a usar maquiagem. Naquela época, o produto utilizado pelos egípcios era a base de chumbo e tinha propriedades antibacterianas que ajudava a evitar infecções, que eram comuns naquele tempo. Segundo cientistas, o chumbo funcionava como uma toxina que matava as bactérias antes que elas se espalhassem. O Kohl, como era conhecido, era de pigmento preto e utilizado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas, produto que hoje conhecemos como sombra.

Esses e outros antepassados utilizavam a maquiagem não somente para embelezar, mas também para finalidades cerimoniais e religiosas. Mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antigas, homens e mulheres utilizavam o produto constantemente. Na idade média o pensamento religioso falou mais alto que a vaidade e a maquiagem ressurgiu com força a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza.

Nessa mesma época, minérios como argila, fuligem e carvão ajudavam a dar os tons primários, preto, verde, amarelo ou ocre. Durante esse tempo, a maquiagem era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam pó de arroz e pomadas coloridas para pintar os lábios. No século XVIII, a maquiagem começou a se popularizar, mesmo não sendo aceito em todos os países como na Inglaterra , que associava o produto a costumes pouco respeitáveis. Em 1920, esse preconceito compartilhado também por alguns americanos se extinguiu, o que impulsionou o uso e transformou a maquiagem em mania mundial.

Nos dias de hoje, a maquiagem se tornou item de beleza indispensável para as mulheres. Várias marcas, cores e estilos estão disponíveis no mercado, sem falar na imensa gama de pincéis e acessórios para conseguir ter a maquiagem das atrizes de TV, o look básico para o dia a dia ou diversas ocasiões especiais.

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments