Como a exposição ao sol ajuda no emagrecimento?

O Sol aliado na dieta?

O Sol aliado na dieta?

Olá amigas(os), é impressionante mas descobri que podemos perder só com o simples ato de tomar Sol, não é maravilhoso?

A pele produz vitamina D numa rapidez extraordinária. Para ter uma ideia da eficiência dos raios ultravioleta, 15 minutos de exposição solar no verão produzem a mesma quantidade de vitamina D fornecida por 100 copos de leite. No entanto, há limitações para a conversão da supervitamina pelo sol: a idade (idosos vão perdendo a capacidade de absorvê-la), tom da pele (negros sintetizam a substância em menor escala), tipos de roupa e até mesmo os níveis de poluição da atmosfera.

O mais importante, garantem os especialistas, é tomar de 15 a 20 minutinhos de sol todos os dias, antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde, e sem protetor solar.

E para aqueles que estão num processo de perda de peso (dieta), saiba que estudos demonstram que a alimentação repleta de vitamina D e cálcio dá uma mão para você perder 70% mais peso do que uma dieta com teor calórico igual, mas isenta de boas doses desses nutrientes. E você ainda leva de bandeja a melhora da saúde cardiovascular. Fantástico não? Eu amei.

Então agora que tal se programar para ver a quantas anda os teus níveis de Vitamina D. Sua saúde como um todo agradece (e ainda fica mais fácil controlar o peso…).

E como ela ajuda na quebra da gordura?

De novo 4 ações:

  1. Os estudos atuais mostram ligação entre níveis baixos de vitamina D com o aumento da lipogênese (produção de gordura) e diminuição da lipólise (queima da gordura). Quando o nutriente (vitamina D) falta na circulação, os níveis dos hormônios paratireoidianos (PTH) e do hormônio calcitrol se elevam.  ele passa a estocar gordura em vez de queimá-la. Pesquisas recentes apontam que níveis elevados de PTH aumentam em 40% os riscos de ficar acima do peso. Ao contrário, se houver bastante vitamina D em sua corrente sanguínea, você também tende a produzir e a estocar menos gordura.
  1. Outra ação que auxilia no tratamento da obesidade: quando possui bom nível de vitamina D, o corpo libera mais leptina. Esse hormônio controla a saciedade. O que o torna o nosso regulador natural do apetite. Vitamina D em baixa no organismo significa menos leptina nele e pratos mais cheios na sua mesa.
  1. Além de auxiliar no controle do peso, também auxilia no combate à Diabetes tipo 2, que hoje exibe proporções epidêmicas no mundo. Trabalhos demonstram que níveis baixos da substância estão relacionados a uma disfunção ligada à origem da doença chamada resistência à insulina. A insulina é o hormônio que permite a entrada, nas células, da glicose circulante no sangue. No caso da diabetes tipo 2, ela não consegue cumprir sua função corretamente e o resultado é o acúmulo de glicose na circulação sanguínea, o que caracteriza a doença.
  1. Outra ação conhecida da Vitamina D é sua ação de reduzir os níveis de cortisol.O cortisol é o tal hormônio do estresse, que entre outras ações favorece a formação de gordura estocada.

Bem que sempre soube que o Sol nos deixa mais dispostos, com uma vontade indescritível de viver. O Sol de fato é muito importante para nosso metabolismo e organismo.

Vou tomar meu Sol, e garantir minha cota de vitamina D.

Beijos e até a próxima!

 

 

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