Sálvia: reduz a barriga e faz bem a alma

Olá amigas(os) hoje falaremos sobre a sálvia, uma das plantas mais presentes na medicina natural por ter propriedades antioxidantes, ansiolíticas, calmantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antiespasmódica, estimulante, tônica, hemostática, anti-séptico, anestésico e cicatrizante. O mais incrível é que essa erva pode desempenhar inúmeras funções terapêuticas.

salvia

Como fazer o chá de sálvia

Separe um litro de água, coloque 2 colheres de sopa de folhas e deixe no fogo até levantar fervura. Tampe abafe por 10 minutos. Coe e adoce com açúcar ou mel a gosto.

Indicação

Medicinal

avcPode ser utilizada para atenuar cólicas menstruais, sintomas da menopausa, problemas digestivos, tratar piolhos, gripes e congestão nasal.
Combate a dismenorréia, depressão, cansaço, azia, bronquite, flatulência, diabetes, afecções digestivas e biliares, estomatite, reumatismo, vômitos, tosse, menopausa, gengivite, ferimentos, inflamações, infecções nas mucosas, asma, mal de Alzheimer, hiperlipidemias e febre.
O consumo frequente de chá de salvia limpa as vias respiratórias, cura hemorróidas, controla as hemorragias menstruais, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa.

Crédito - Luz da Serra

É considerada uma grande amiga das mulheres, por estimular a vesícula biliar, que favorece o transito intestinal. A melhora na digestão acaba diminuindo a barriga. Por ser uma planta carminativa, ajuda a eliminar os gases (que contribuem para o aumento da barriga) e a ação diurética evita a retenção de líquidos.
Indicada para curar feridas ou úlceras – faça compressas com o chá e aplique no local desejado. Isso também pode ser feito para tratar as dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca. Serve também como calmante natural, pois acalma o sistema nervoso e controla a ansiedade, proporcionando uma boa noite de sono.

Higiene

Ela ajuda a controlar o suor excessivo de forma saudável e sem obstruir os poros, como fazem os sais de alumínio presentes nos desodorantes convencionais. E de quebra você fica com o aroma refrescante da sálvia o dia todo.

Gastronomia

salviaNa cozinha, ela é comumente utilizada para temperar pratos de carnes de boi, caça, frango, peru, leitão e cordeiro, em cozidos ou assados, conferindo sabor intenso. Ela também é aproveitada para aromatizar queijos, saladas, batatas, sopas, licores, vinagres, azeites, embutidos e uma infinidade de preparações.

Jardinagem

Ela é ideal para perfumar caminhos, sendo importante para formar um jardim sensorial.

Além das propriedades acima, a sálvia equilibra as energias da casa. Queimar as folhas para defumar a casa é comum para afastar vibrações negativas. Conforme o conceito Ayurveda, essa planta é um incenso natural e traz energias positivas por um bom tempo e para o ambiente. Para eliminar o mau olhado do corpo é indicado tomar um banho com o chá de sálvia.

Jardim Sensorial RJGostou das dicas? Tem alguma outra para nos indicar, compartilhe conosco. Adoramos trocar dicas com nossas leitoras.

Beijo e até a próxima!

 

Quer conhecer outros tratamentos acesse os links a seguir:

Diminua o sal e reduza o risco de hipertensão

Quantas horas preciso dormir?

A culpa é do metabolismo?

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments