Higienização de frutas e verduras é garantia de alimentação saudável

Saude equilibrada

Higienização de frutas, legumes e verduras

Olá amigas (os), hoje falaremos sobre a forma de higienizar adequadamente os alimentos. Desinfetar frutas, verduras e legumes com o sanitizante à base de cloro orgânico garante higienização e conservação dos alimentos.

A contaminação de alimentos é hoje um dos principais problemas que podem comprometer o bem-estar e a saúde humana. Eles podem ser contaminados por vírus, bactérias e fungos, entre outros micro-organismos que violam o bom funcionamento do organismo.

Diferente do imaginado, as pessoas não chegam a ingerir um alimento que está notoriamente estragado. Muito pelo contrário: a comida que geralmente provoca infecção e intoxicação alimentar quase sempre tem aparência, cheiro e gosto normais.

A manipulação inadequada dos alimentos é um fator que pode causar contaminações e comprometer sua qualidade, provocando estas patologias.

Portanto, a higienização dos alimentos é fundamental para garantir um consumo saudável e livre de doenças. Além de lavá-los com água, o ideal é desinfetá-los com sanitizantes, para que fiquem livres de micro-organismos.

Nessa tarefa todo cuidado é necessário, afina de nada adianta higienizar o alimento e depois depositá-lo num recipiente não tão limpo, ou cortar com a faca que cortou o barbante da lingüiça.

Não sei se isso acontece comigo, mas às vezes assisto a alguns programas de culinária na TV, que eu não ousaria a comer a comida feita lá. Pois em vários momentos vejo cenas de contaminação cruzada de alimentos.

Cozinhar não é só uma arte, mas uma tarefa de considerada responsabilidade, afinal se não a prepararmos adequadamente, pode trazer sérios problemas a quem a ingerir.

O mínimo que pode acontecer é uma azia, o máximo sabe Deus o que pode virar.

Alguns alimentos precisam de uma atenção diferenciada. É o caso das frutas, sobretudo quando consumidas com casca (morango, goiaba, uva, amora, pêra), verduras folhosas (alface, couve, rúcula, agrião) e legumes, principalmente aqueles consumidos crus (cenoura, pepino).

Claro que prefiro higienizar as folhas da salada com o higienizar com os sanitizantes a base de cloro orgânico, mas quando falamos em termos de Brasil, sei que não encontramos esse produto em toda cidade, sendo assim mergulhe as folhas numa solução sanitizante composta por 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou vinagre, deixe as submersas por 15 minutos, escorra, enxágüe em água corrente, seque-as e sirva.

Confira o passo-a-passo para higienizar os alimentos

1-Prévia limpeza do local de lavagem dos alimentos e utensílios (pia, tábua, recipiente);
2 – Seleção dos vegetais: descartar folhas, frutas e legumes danificados;
3 – Lavagem criteriosa dos vegetais folhosos (folha a folha), das frutas e
Legumes (um a um);
4 – Sanitização dos vegetais, que devem permanecer de molho por 15 minutos
nas soluções sanitizantes e enxaguados em água filtrada e corrente.

Para a preparação dos sanitizadores, a recomendação é 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária para cada 1 litro de água ou 20 ml (2 colheres de sopa rasa) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água.

Após a higienização, o alimento pode ser armazenado, desde que o recipiente tenha sido limpo e higienizado corretamente. Além disso, é importante escorrer o alimento para evitar o acúmulo de água. As folhas podem ser armazenadas com um papel toalha por cima, para ajudar na absorção da água, o que evita a “queima” das folhas.

A princípio pode parecer complicado para algumas pessoas, mas vale lembrar que hoje dificilmente sabemos a procedência da inofensiva alface, agrião, rúcula ou escarola, simplesmente não fazemos idéia de onde vinha a água que usaram para que ela crescesse. Enfim, todo cuidado é pouco.

Beijos e até a próxima!

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments