Dicas para não gastar muito com a Ceia de Natal

ceia de natal3Olá amigas(os), com o orçamento apertado e sem muita perspectiva de melhora para o próximo ano, só nos resta encontrar alternativas para reunir a família em torno da ceia de Natal, sem comprometer o orçamento. Tarefa nada fácil, mas nada é impossível quando queremos reunir a família e amigos.

O ideal é listar as famílias convidadas e os pratos a serem degustados na ceia, assim, cada família traz um prato e a bebida de preferencia, e a anfitriã, fica com a missão de preparar a casa e decorar para o Natal. Dessa forma não sobrecarrega ninguém. Quem sabe cozinhar, prepara a sua especialidade, quem não sabe compra pronto, o que não faltam são locais que vendem ceias prontas.

Na hora de definir a lista de pratos para a ceia, escolha aqueles que utilizam frutas e produtos nacionais, com a alta do dólar, os importados ficaram com preços exorbitantes, impraticáveis mesmo.

Entradas / Aperitivos (afinal não é fácil esperar a hora da ceia)

Não temos muito esse hábito ainda, mas para esperar a hora da ceia, a entrada faz-se necessária.

ceia de natal6Você pode começar com amendoins ou azeitonas, e seguir com canapés, existem vários cortadores de metal, use-os para cortar os pães de forma, e sirva patês diversos  (azeitona, alho, aliche, alho porró, 4 queijos, outros), se não quiser usar pão francês pode usar biscoito redondos salgados ou torradinhas.

ceia de natal5Outra opção é a conserva de berinjela, que você pode preparar com antecedência.

Evite – presunto cru, ingredientes importados

Prato Principal

Escolha – O pernil, o lombo, que ficam lindos, tem cara de festa e tem um ótimo preço. Basta assar, preparar um molho saboroso, existem vários, tipo: funghi, quatro queijo, de maracujá, de mel e mostarda, enfim, receitas não faltam. Enfeite com pêssegos em calda e ameixas secas.

ceia de natal2Pode ser até o tradicional peito de frango, corte em pedaços grandes, tempere e envolva-os numa fatia de bacon, prenda com um palito de dente e asse em forno.

Evite – o tradicional peru, chester, tender, esses produtos típicos do Natal, mas que tem seu preço inflacionado.

Acompanhamentos

A massa acompanha bem qualquer carne, se quiser dar um ar diferenciado, escolha as massas recheadas tipo rondelle, raviolli, capeletti, caneloni.

Outro bom acompanhamento são os legumes grelhados como berinjela, abobrinha, cebola, pimentão, como molhos diversos. As farofas também não podem ser esquecidas.

Evite – Bacalhau, salmão ou qualquer carne com preço abusivo

Bebidas

Escolha – Os vinhos e espumantes nacionais, que tem sua qualidade comprovada internacionalmente e tem preços bons.ceia de natal8

Como os refrigerantes estão caríssimos, analise se sucos não são uma opção muito mais saudável e econômica, pode ser os naturais, em pó, ou os concentrados, bem gelados ficam incríveis. Agora existem umas suqueiras lindas, que enriquecem o visual de qualquer festa. Se quiser dar um charme a suqueira adicione galhos de hortelã e flores comestíveis.

Sobremesas

Escolha – As frutas de época estão frescas, deliciosas e saudáveis. Sobremesas à base de gelatina ficam lindas, refrescantes e light. No final do ano são tantas as festas que precisamos consumir calorias com critério, para não brigar com a balança depois.

ceia de natal1Evite – As castanhas importadas, que normalmente já são caras, nessa época ficam ainda mais caras.

Encerramento

Biscoitos em formatos natalinos e um cafezinho ou chá.

Palitos de canela ou cravo dão um charme especial ao chá.

Seja como for, não deixe de reunir a família, seja para dividir um frango assado. Em tempos de crise, ficar junto com nossos entes queridos faz bem ao coração, ao espírito.

Gostou das dicas? Tem algum para dividir com a gente? Adoramos conhecer novas receitas.

Beijos e até a próxima.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments