Dicas de alimentos para ingerir no inverno, a estação mais fria do ano

Escolhas certas e inverno sem os quilos extras

Escolhas certas e inverno sem os quilos extras

Olá amigas(os), com a chegada do inverno, estação mais fria do ano, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida e o principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos.

A fome frequente e a busca por refeições que ofereçam fontes de energia de rápida absorção estimulam a ingestão de massas, pães, bolos e doces.

A necessidade calórica de cada pessoa não costuma ser tão alta quanto à quantidade de alimentos ingerida no inverno.

Somado a esses fatores, é no inverno que as pessoas costumam abandonar a prática de atividades físicas e as comidas calóricas são ainda mais tentadoras.

O consumo exagerado pode resultar em aumento de peso e em, casos extremos, diabetes descompensado e colesterol alto.

Algumas orientações podem ajudar a evitar esses problemas, com adaptações das preparações mais consumidas no clima frio, como sopas, carnes, chás e fondues.

O controle da alimentação, no entanto, deve ser feito com bom senso. Se a pessoa quer emagrecer, não deve nunca partir para uma restrição alimentar muito rígida, pois as ‘dietas da moda’ podem causar sérios prejuízos à saúde.

Entre as doenças que podem resultar de uma dieta desequilibrada, estão a anemia, úlcera, gastrite, problemas de digestão, além do indesejado efeito sanfona. Um mínimo de gordura também é necessário ao organismo, pois ela é responsável pelo transporte das vitaminas A, K, E e D. A gordura protege contra choques e é um isolante térmico.

Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.

Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.

Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.

Se for comer fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros; prefira os vegetais no lugar do pão (como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu).

Se não resistir ao tradicional prato de feijoada, consuma com moderação: arroz, feijão, couve sem bacon e carnes mais magras.

Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.

Como podemos ver, com algumas adaptações conseguimos enfrentar o inverno sem terminar no final com aqueles quilinhos a mais.

Beijos até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments