Castanha-do-Pará e gergelim são aliados da memória

Castanha do Pará, aliada da memória

Castanha do Pará, aliada da memória

Olá amigas(os) chega o final do ano e nossa bateria parece chegar ao fim. Estresse e alimentação desregulada podem atrapalhar a comunicação entre os neurônios, atrapalhando o armazenamento das lembranças. E como precisamos muito de nossa memória nessa época, afinal,  lembrar para quem e o que a pessoa aprecia, na hora de comprar os presentes, não é tarefa nada fácil.

A agitação da vida diária faz com que muitas vezes nossa memória comece a falhar. Quantas vezes nos pegamos esquecendo de coisas simples como um item da lista de compras, onde deixamos as chaves ou o nome de algum conhecido?

O estilo de vida é essencial para garantir a saúde do corpo e, também, dos neurônios.

Uma boa noite de sono para poder assimilar o que foi visto ao longo do dia, uma boa alimentação para nutrir todas as células e a prática de atividade física para ajudar o corpo a liberar enzimas de bem-estar são atitudes que colaboram para um cérebro saudável e uma memória em dia.

Dentre os principais alimentos aliados dos neurotransmissores na batalha por manter as lembranças preservadas estão as castanhas e as sementes.

As castanhas-do-Pará são fonte de magnésio, que ajuda no funcionamento das células nervosas; é rica em ômega 3, que melhora a concentração, a memória, previne doenças degenerativas cerebrais e melhora o humor;  e selênio, que é um poderoso antioxidante cerebral, além de colaborar com a desobstrução das artérias, melhorando a irrigação sanguínea e a oxigenação cerebrais.

Confiram alguns outros benefícios que traz a castanha do Pará

  • combate ao envelhecimento celular
  • promove uma vida longa e saudável
  • desintoxica o organismo de metais pesados
  • pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
  • produto totalmente orgânico
  • evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
  • melhora o funcionamento da tireoide
  • ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência
  • melhora o sistema imunológico
  • reduz os níveis de colesterol ruim do sangue
As castanhas podem ser ingeridas in natural, torradas, na forma de farinhas, misturadas a saladas, batidas com vitaminas… mas devemos evitar excessos.

Já o gergelim influencia no humor e na concentração, além de fortalecer e aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue, favorecendo a oxigenação cerebral e a transmissão de impulsos nervosos que estão diretamente ligados à preservação das memórias.

Eu já inclui esses alimentos em minha dieta, para me auxiliar nessa maratona que visualizo pela frente.

Se você tem alguma dica de como estimular a mente e ter energia para  enfrentar o stress do final do ano, compartilhe com a gente!

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments