Reduza a quantidade de sal e diminua o risco de hipertensão

Olá amigas(os), hoje conversaremos sobre o consumo de sal, afinal, estudiosos apontam que o fim da humanidade se dará por causa de 3 pós: açúcar, sal e cocaína.  Fato é que a cada dia, o brasileiro consome em média 12 gramas – quantidade considerada alta pela Organização Mundial da Saúde(que recomenda apenas 5 gramas diários).

saleiroO uso excessivo de sal é considerado um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de hipertensão arterial sistêmica, doença que já atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil e que está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares – a principal causa de mortes entre os brasileiros.

Para evitar esta situação, atitudes simples devem ser adotadas, como ler os rótulos, escolher alimentos com menos sódio e escolher bem os temperos utilizados no preparo das refeições. Apesar das pessoas se preocuparem em cuidar da saúde, ainda assim, não pensam em abrir mão do sabor e acabam adicionando mais sal à comida.

hipertensãoReduzir o sal, não significa ter pratos sem sabor. As indústrias estão trabalhando para colaborar com essas mudanças e disponibilizando aos consumidores linhas de alimentos com menor quantidade de sódio. Muitas vezes, a aparente falta de sal no alimento se deve ao paladar acostumado, e é preciso tempo para mudar essa percepção.

Confira algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal:

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  • Sempre experimente a comida antes de acrescentar mais tempero, durante a preparação. Ela pode já estar saborosa e você não se deu conta disso;
  • Retire o saleiro da mesa, pois isso ajuda a reduzir a vontade de colocar sal no prato;
  • As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal e podem estranhar se a redução for drástica. Então, procure diminuir gradualmente, pois isso ajuda a se acostumar;
  • Quando utilizar temperos em pó ou caldo, não adicione sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.
  • Use e abuse de ervas frescas ou secas, elas dão sabor à comida, diminuindo a necessidade de sal no alimento.

ervasGostou das dicas? Tem alguma outra dica para nos ajudar a reduzir o sal de nossa dieta? Compartilhe conosco.

Quer conhecer mais sobre o que fazer para melhorar a saúde, acesse os links.

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Diminua a quantidade de sal, use temperos e ervas

Beijos e até a próxima!

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