Alimentos funcionais são benéficos ao coração

alimentos funcionaisOlá amigas(os) além de nutritivos e saborosos, os alimentos funcionais atuam diretamente na prevenção de doenças do coração. Anualmente, as doenças cardiovasculares ceifam a vida de muitas pessoas. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), estima-se que, no Brasil, 720 paradas cardíacas aconteçam todos os dias.

Na tentativa de lutar contra as doenças do coração, diversos procedimentos, medidas e tratamentos são adotados. Dentre eles, está  a ingestão de alimentos funcionais. Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer energia e nutrientes necessários às funções básicas do organismo, apresentam poder terapêutico, entre eles a ação antioxidante, por conter compostos bioativos. São elementos capazes de atuar diretamente na prevenção de doenças do coração, melhorando o metabolismo, reduzindo o colesterol e diminuindo o risco de derrames e cardiopatias por artérias obstruídas, além de manter o bom funcionamento do coração.

Desde que consumidos na frequência e na quantidade recomendada, beneficiam o coração. A  inclusão desses alimentos na dieta dos cardiopatas significou uma grande revolução no tratamento alimentar das doenças cardiovasculares.

coração2As dietas para o controle dos principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral, obesidade, colesterol e triglicérides elevados, diabetes e pressão alta tinham como principal objetivo a restrição de alimentos. Os pacientes eram orientados a excluir diversos itens de sua dieta e havia poucas opções de substituição.

Antes da inclusāo dos alimentos funcionais no cardápio nutricional dos cardiopatas, as dietas não eram saborosas, pois não apresentavam uma diversidade gustativa, inviabilizando a adesão dos pacientes.

Na lista de alimentos classificados como funcionais pela legislação brasileira figuram a proteína de soja, a fibra solúvel da aveia, os fitoesteróis presentes em margarinas e outros alimentos, os probióticos e o ácidos graxos Omega 3, presentes nos peixes e óleos de peixes específicos, alimentos ricos em flavonóides, como as frutas vermelhas e alimentos fontes de gorduras insaturadas, como azeite de oliva extra-virgem e castanhas.

coração1Sabendo-se dos benefícios dos alimentos funcionais ao coração, os nutricionistas adeptos da dieta cardioprotetora moderna orientam a inclusão de itens que tenham ação terapêutica, consumo restrito de gorduras saturadas e ácidos graxos trans, além da moderação no consumo de alimentos ricos em colesterol.

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Beijos e até a próxima!

Fonte – SOCESP

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