22a. Bienal Internacional do Livro – livros, bom hábito para a vida

A bienal internacional do livro acontece em São Paulo

Confira as novidades da Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Olá amigas(os), essa semana começa com a 22ª. Bienal Internacional do Livro em São Paulo, daí surge a questão a respeito do que podemos fazer a nossos filhos para que passem a ter esse saudável hábito.

Mesmo que hoje em dia muita gente tenha seu tablet e goste de ler tudo no computador, acho que o livro tem ainda papel importante em nossa formação.

Independente de nosso filho estar em período pré ou de alfabetização mesmo, é importante incentiva-los a ler bons livros, e muitas vezes, isso começa a partir de nós mesmos.

Visite regularmente uma biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros da biblioteca. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.

Procure por programas de leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.

Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem – que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.

Compre um dicionário infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito brincando com a criança, provocá-la perguntando se sabe o significado da palavra.

Faça com que lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, outros, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.

Procure assistir programas educativos na tv e vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.

Leia em voz alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.

A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em livros.

Conte histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. “Veja este desenho de tubarão. Você lembra do tubarão que vimos no Aquário?”

Outra dica muito legal, é organizar no condomínio, um dia no mês, para troca de livros entre os moradores. Isso faz com que os livros circulem e sejam partilhados por mais pessoas. Cultura e diversão garantidas.

Pois é, acho que vale a pena o passeio pela Bienal, quem sabe não é o inicio de uma infinita viagem de conhecimento, aventuras e experiências, despertadas pelos LIVROS.

22ª. Bienal Internacional do livro em São Paulo acontece de 09 a 18 de agosto
Local – Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – CEP 02012-021
São Paulo – SP

Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até as 18h

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Powered by Facebook Comments